HOME Matérias Aconteceu Concorrida cerimônia abriu a 12ª edição do Festival das Cataratas

Concorrida cerimônia abriu a 12ª edição do Festival das Cataratas

82
1
SHARE
Várias autoridades públicas e representes de entidades estiveram prestigiando a cerimônia

Direto de Foz do Iguaçu (PR) – Terminou agora há pouco a abertura da 12ª edição do Festival das Cataratas, evento que prossegue até esta próxima sexta feira e espera reunir 7, 5 mil profissionais do setor em Foz do Iguaçu (PR). A concorrida cerimônia aconteceu no Recanto Cataratas Thermas Resort e cerca de 500 pessoas estavam prestigiando, entre elas autoridades públicas, representantes de entidades e profissionais do setor. Entre os presentes, destaque para: Marx Beltrão, Ministro do Turismo, Douglas Fabrício, Secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Valdir Rossoni, Secretário da Casa Civil do governo do Paraná, Chico Brasileiro, Prefeito de Foz do Iguaçu, entre outros.  Darci Piana, Presidente do sistema Fecomércio do Paraná, Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Orlando Kubo, Presidente da ABIH/PR – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná, Luis Fernando Viana, Presidente de Itaipu e Michel Tuma Ness, Presidente da FENACTUR, foram alguns dos representantes de entidades presentes.

Paulo Angeli: “Neste ano, esperamos receber cerca de 7,5 visitantes, um recorde que devemos comemorar”.

E quem começou os discursos foi Paulo Angeli, o Organizador do Festival das Cataratas que destacou a trajetória recorde que ano após ano o evento tem alcançado. “Esperamos receber cerca de 7,5 visitantes, um recorde que devemos comemorar. Todos os estandes estão comercializados e nossa grade de eventos foi muito bem elaborada e vamos surpreender a todos”, assegurou Angeli.

Alexandre Sampaio: “Temos no Ministro Beltrão um grande parceiro e ele defendido nosso pleitos, como a reforma da Lei Geral do Turismo”

Em seguida, Alexandre Sampaio elogiou o processo de crescimento continuo e de qualidade do Festival das Cataratas que engrandece ainda mais a cidade de Foz do Iguaçu como um destino a ser seguido. O trabalho do Ministro Marx Beltrão a frente do Ministério do Turismo recebeu muitos elogios de Sampaio que enfatizou que é partícipe e coeso. “Temos no Ministro Beltrão um grande parceiro e ele defendido nosso pleitos, como a reforma da Lei Geral do Turismo. Este trabalho de união deve continuar para alavancar o turismo, pois estou convicto que ele pode ser a grande ferramenta para alavancar a economia brasileira e tirar de forma rápida o Pais da situação que se encontra”, destacou Sampaio.

O Secretário Douglas Fabrício também elogiou o crescimento do Festival das Cataratas e disse que a pasta que comanda procura trabalhar ouvindo sugestões de outros colegas de estados para superar os problemas. Ele mencionou que o masterplan do turismo no Paraná até2026 já foi traçado e que consolidará o estado como grande pólo no Brasil. E encerrando seu discurso, ele pediu ao Ministro Beltrão para estudar o aumento da cota de US$ 500,00 permitida para gastos no exterior, pois é insuficiente e o aumento aumentará ainda mais as divisas para cidades como Foz do Iguaçu.

Marx Beltrão: “O turismo é uma grande alavanca da economia brasileira e cada vez mais desperta a atenção”

Outros discursos se seguiram e encerrando, o Ministro Beltrão disse que na próxima segunda feira, quando estiver em Brasília, vai se reunir com representantes de outros ministérios para analisar o aumento de cota de turismo de compras no exterior. Ele disse que atendeu o pedido dos representantes do turismo da Região Sul do Brasil e no próximo dia 15 de julho começa uma ampla campanha publicitária para  mostrar as potencialidades desta região e num referência ao Paraná informou: “Temos cerca de 180 milhões liberados pelo Ministério do Turismo para investimentos e reformas em equipamentos hoteleiros e vamos continuar a investir e buscar soluções. O turismo é uma grande alavanca da economia brasileira e cada vez mais desperta a atenção. Recente pesquisa que fizemos constatamos de cada dez empresários do setor, sete querem aumentar os investimentos. E para isto, estamos fazendo nossa parte para tirar os entraves e diminuir as burocracias. Encaminhamos ao Congresso um projeto  de modernização da Embratur que passa a ser um serviço social autônomo. Com isto ela fica mais ágil para fazer parcerias para divulgar nosso destino no exterior. Estamos modernizando a nossa Lei Geral do Turismo com 118 alterações apresentadas, apresentamos um projeto para liberar os investimentos em 100% nas companhias aéreas. Queremos baixar  a tributação sobre o querosene de aviação que encarece em muito o setor, assim como regulamentação dos vôos chartes e vistos eletrônicos. Outro aspecto importante em nossa gestão é a concessão de parques públicos a iniciativa privada. Os Estados Unidos  possuem 52 parques que recebem 200 milhões de turistas ano. Nós temos 71 parques com imensas belezas naturais e recebemos apenas 10 milhões de turistas por ano”, conclui o Ministro Beltrão.

Da esquerda a direita da foto, Orlando Kubo, Presidente da ABIH/PR, Marco Antonio Fatuch. Vice-presidente da FBHA ao lado de seu Presidente, Alexandre Sampaio e de João Jacob Mehl, Presidente do Sindicato de Hotéis de Curitiba (PR), foram alguns dos representantes de entidades presentes ao evento

A reportagem da revista Hotéis viaja a convite da comissão organizadora para cobrir este evento e se hospeda no Recanto Cataratas Thermas Resort

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image