HOME Matérias Aconteceu Compras estratégicas e riscos são abordados em palestra no Fórum AccorHotels

Compras estratégicas e riscos são abordados em palestra no Fórum AccorHotels

103
0
SHARE
José Alves de Mello: "Uma compra mal feita pode destruir uma carreira profissional"

Ministrada por José Mello, da Laureate International Universities, administradora das faculdades Anhembi Morumbi, FMU e FIAM FAAM, a palestra “Compras estratégicas e riscos associados” foi finalizada há pouco no 7º Fórum de Formação em Compras AccorHotels. O evento acontece até o final da tarde de hoje (31) no Novotel Center Norte.

Mello apresentou o conceito de compras estratégicas, que gira em torno da identificação, avaliação, negociação o e contratação de fornecedores para garantir o fornecimento de produtos ou serviços necessários para a empresa.

Os alicerces do processo de compras estratégicas apresentadas por slide da palestra de José Alves de Mello

“Se eu perguntar a compradores qual é o objetivo da AccorHotels com as compras e quais necessidades ela precisa, eles saberiam? Existem alguns alicerces do processo de compras estratégicas, como ter conhecimento dos volumes e gastos para fazer a decisão correta. Além disso, ter conhecimento dos riscos e impactos no abastecimentos”, explicou.


Mello continuou a falar sobre os alicerces das compras estratégicas e mencionou Inteligência e segmentação de mercado e o conhecimento dos drivers do produto. “Se eu sou vendedor de frangos, eu preciso estar ciente da situação das chuvas. Ela pode não estar diretamente relacionada ao frango, mas impacta na plantação de milho, que é o seu alimento. Tudo isso precisa ser estudado no processo de estruturação de compras”.

O executivo também alertou sobre o risco do menor preço a qualquer custo. “Desta forma, você vai matar o principal ativo da compra que é a relação com o fornecedor. Outro risco é apresentar soluções inadequadas para problemas, gerando assim, outro problema. Existe também a possibilidade de perda de clientes com a tomada de decisões equivocadas”, explicou.

Como conclusão, Mello mencionou: “a maximização dos resultados dentro de um cenário corporativo só é viável com a realização de compras estratégicas; compras estratégicas tem vários alicerces; a AccorHotels se fortalecerá quanto mais conseguir operar como ‘corporação’ e menos como ‘unidades isoladas’”, e finalizou: “Integridade e honestidade, são os principais ativos pessoais de um comprador”.

Slide apresentado por José Alves de Mello
SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image