Compras estratégicas e riscos são abordados em palestra no Fórum AccorHotels
Ministrada por José Mello, da Laureate International Universities, administradora das faculdades Anhembi Morumbi, FMU e FIAM FAAM, a palestra “Compras estratégicas e riscos associados” foi finalizada há pouco no 7º Fórum de Formação em Compras AccorHotels. O evento acontece até o final da tarde de hoje (31) no Novotel Center Norte.
Mello apresentou o conceito de compras estratégicas, que gira em torno da identificação, avaliação, negociação o e contratação de fornecedores para garantir o fornecimento de produtos ou serviços necessários para a empresa.
“Se eu perguntar a compradores qual é o objetivo da AccorHotels com as compras e quais necessidades ela precisa, eles saberiam? Existem alguns alicerces do processo de compras estratégicas, como ter conhecimento dos volumes e gastos para fazer a decisão correta. Além disso, ter conhecimento dos riscos e impactos no abastecimentos”, explicou.
O executivo também alertou sobre o risco do menor preço a qualquer custo. “Desta forma, você vai matar o principal ativo da compra que é a relação com o fornecedor. Outro risco é apresentar soluções inadequadas para problemas, gerando assim, outro problema. Existe também a possibilidade de perda de clientes com a tomada de decisões equivocadas”, explicou.
Como conclusão, Mello mencionou: “a maximização dos resultados dentro de um cenário corporativo só é viável com a realização de compras estratégicas; compras estratégicas tem vários alicerces; a AccorHotels se fortalecerá quanto mais conseguir operar como ‘corporação’ e menos como ‘unidades isoladas’”, e finalizou: “Integridade e honestidade, são os principais ativos pessoais de um comprador”.