HOME Matérias Trade Circuito Caminhos do Sul de Minas contará com contribuições acadêmicas

Circuito Caminhos do Sul de Minas contará com contribuições acadêmicas

15
0
SHARE
Foto: Divulgação

O CTCSM – Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas foi escolhido no ano passado, como tema de estudo por dois alunos do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, da Unifei – Universidade Federal de Itajubá. O circuito foi avaliado por Samanta Borges Pereira, que avaliou a produção associada ao turismo na região; e Ricardo Lemos Pimenta, que fez uma reflexão no associativismo, função dos circuitos turísticos, etc.

Para a administradora Samanta Borges Pereira, que também analisou através do georreferenciamento das produções de comidas e bebidas, a relação desse potencial. “Discutimos em sala de aula o desenvolvimento dentro da Universidade, e, na minha opinião, o turismo é um dos caminhos para o desenvolvimento local. Sendo Itajubá uma das cidades pertencentes ao Circuito, não vejo sentido em realizar essa pesquisa em que não seja a região na qual a Unifei está presente e deve, obrigatoriamente, colaborar com esse desenvolvimento”, afirmou a estudante que tem até o 31 de junho para concluir sua dissertação.

Já para o engenheiro Ricardo Lemos Pimenta, “Será necessário compreender as formas de relacionamento entre a entidade e seus associados (poder público e iniciativa privada) e apontar como essa escolha, inovadora, influencia no desenvolvimento do turismo dos municípios membros através de uma gestão participativa pautada pelos princípios associativistas e pela cultura regional nas decisões e rumos do circuito”, resumiu o estudante, que tem pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Marketing.

Ambos os estudantes irão contribuir muito para o circuito turístico da região, podendo proporcionar geração de emprego e renda para famílias envolvidas nesse processo. Além disso, seu estudo de relações e conceitos auxiliará a melhorar a produtividade, desenvolvendo mais confiança, lealdade e transparência entre os envolvidos.

Na visão do presidente do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Ricardo Bustamante, “Somos uma entidade cujo principal objetivo é orientar o desenvolvimento sustentável do turismo regional. Ter uma base de diagnósticos para planejar e propor as ações é um diferencial inovador que somente nós podemos apresentar”, avalia.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image