Case de timeshare do Grupo Posadas é apresentado na 5ª edição do LASOS
Direto de Buenos Aires – Argentina – O Vice-presidente Sênior de desenvolvimento de negócios e operações da RCI na América Latina, Juan Ignácio Rodrigues foi o moderador deste painel que teve a presença de Alejandro Recamier, Diretor de estratégia de negócio do grupo mexicano Posadas. Este painel fez parte da 5ª edição do LASOS – Latin American Shared Ownership Summit, evento promovido pela RCI – Resort Condominiums International no hotel InterContinental de Buenos Aires. Recamier começou lembrando que o Posadas é um dos maiores grupos hoteleiros do México e do mundo, com mais de 40 anos de atividades. “Como trabalhávamos essencialmente com a hotelaria, para entrar no mercado de tempo compartilhado foi uma decisão difícil. Ouvimos várias empresas de classes mundiais que já estavam trabalhando com este modelo de negócios, como Marriott, Hyatt e Hilton e apareceu o interesse em 1997. Analisamos duas a três opções e no final dos anos 90 entramos neste segmento. O objetivo era gerar clientes de longo prazo, garantir ocupação perene a longo prazo, atrair e fidelizar clientes e tivemos muito sucesso.No início foi um pouco difícil, pois é mais fácil vender quando se tem um produto pronto e na época timeshare era um produto difícil de ser compreendido. Mesmo diante das dificuldades, estávamos convictos que as coisas estavam certas e em 18 meses os resultados começaram a aparecer. Depois a máquina começou a funcionar”, mencionou Recamier.
Momento decisivo
Segundo ele, o grande momento aconteceu quando eles lançaram um hotel em Los Cabos, no México, voltado exclusivamente ao Clube de Férias. “Foi ai que compreendemos que o modelo de tempo compartilhado era o caminho correto para atrair, fidelizar clientes e aumentar nossas receitas. Nossos clientes começaram a compreender que estávamos gerando oferta de valor nos serviços prestados”, destacou Recamier.
Mas em cima do crescimento de lançamentos de vários produtos, algumas correções tiveram que ser feitas. “Alguns produtos que lançamos não estavam agradando aos nossos clientes e tivemos que corrigir. Aprendemos com nossos erros. Hoje estamos lançando nosso quarto produto para viajantes mais aventureiros que pagam mais caros por produtos bem distintos e personalizados. Enxergamos boas oportunidades na indústria de tempo compartilhado, pois ela é muito dinâmica, possui uma margem de lucro interessante e gera fluxo de caixa antecipado. Com isto, estamos com sete marcas diferentes e mais de 75 mil clientes satisfeitos em nossa carteira”, concluiu.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Buenos Aires e se hospeda no hotel InterContinental a convite da RCI para cobrir este evento.