HOME Matérias Mercado Carpete é melhor que piso frio para evitar doenças respiratórias, diz estudo

Carpete é melhor que piso frio para evitar doenças respiratórias, diz estudo

Estudo é da Sociedade dos Engenheiros e Laboratórios Ambientais gui-lab

93
0
SHARE
De acordo com o estudo, o carpete retém parte das partículas de poeira e evita que cheguem às vias respiratórias

Ao contrário do que geralmente se pensa, os carpetes reduzem o número dos causadores de reações alérgicas (alérgenos) e partículas de poeira fina no ar do ambiente. Esta é a constatação de um estudo de aproximadamente 15 anos feito pela Sociedade dos Engenheiros e Laboratórios Ambientais (Gui-Lab), chefiado pelo engenheiro Andreas Winkens, que comprovou o resultado já obtido pela Associação Alemã para Alergia e Asma.

Segundo o estudo, nos pisos lisos, como cerâmicos ou laminados, esses materiais particulados são facilmente jogados novamente no ar – enquanto o carpete os retém. Por isso, a poluição por poeira fina existente em recintos com pisos lisos é o dobro da poluição em recintos acarpetados, e se situa acima do valor-limite estabelecido na Alemanha para poeira fina no ar exterior.


Aspiradores de pó com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) retêm mais de 99% do pó fino, sem devolvê-lo novamente através de pontos permeáveis ou levantar poeira do ambiente. Os engenheiros que participaram da pesquisa sugerem que sacos dos aspiradores devem ser substituídos entre quatro a seis semanas.

Em recintos com carpete, a poluição por poeira fina é reduzida à metade em média, e a pesquisa conclui que o piso acarpetado significa prevenção de doenças respiratórias. Os especialistas defendem também que o piso acarpetado é um revestimento saudável, econômico e atraente para todas as áreas de uso comercial e públicas.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image