MatériasResponsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Campanha Nacional combate violência sexual infantil no Carnaval

Foi lançada ontem, dia 14, pelo Ministério do Turismo e a SNPDCA – Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente uma campanha que tem o intuito de mobilizar a população contra a exploração infantil no período do Carnaval.

Conforme a Ouvidoria da SNPDCA, no ano passado, 77.290 denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes foram apresentadas. O número é 3% menor que o registrado no ano de 2015. As ações organizadas pelo Ministério do Turismo são realizadas em apoio à campanha do Ministério dos Direitos Humanos e tem como lema “Proteger, Respeitar e Garantir – Todos Juntos pelos direitos das crianças e adolescentes”.

O objetivo é impressionar os prestadores de serviços turísticos e a sociedade em geral para se envolverem na causa e delatarem os casos de abuso ou de exploração por meio de denúncias ao Disque 100. Serão criadas situações no estilo câmara escondida que causam o estranhamento dos participantes. Assim, uma vaga especial de estacionamento será adaptada para motoristas com menos de 18 anos.

Publicidade
Desbravador

Além disso, uma dupla de atores, sendo um deles criança, tentará dar entrada em meios de hospedagem sem as documentações exigidas por lei. Em outra ação, clientes de bares serão servidos com talheres e pratos infantis para mostrar que o público infantil não pode consumir certos produtos, como bebidas alcoólicas.

Na sequência, serão publicados três vídeos nas redes sociais dos órgãos envolvidos e influenciadores digitais serão convidados a compartilharem o material nos respectivos canais. Há um apelo do Ministério do Turismo para que as empresas aéreas disponibilizem as peças nas TVs de bordo.

Por mais que o foco da campanha seja o Carnaval, as peças serão produzidas de maneira que possam ser reproduzidas ao longo de todo o ano. “Não podemos permitir que o turismo, atividade econômica que gera milhões de empregos, seja usado como plataforma para criminosos explorarem as nossas crianças e adolescentes. Quanto mais pessoas conseguirmos envolver nessa rede de proteção, melhor”, enfatizou o Ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A ação se enquadra na campanha nacional da SNPDCA. “Ela pretende promover uma mudança cultural no país, a partir do esclarecimento do conceito ‘violação de direitos da criança e do adolescente’. O Ministério do Turismo é um importante parceiro.”, salientou a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Vidigal.

Após serem examinadas, as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos são encaminhadas para as autoridades competentes. O Disque 100 funciona 24 horas todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA