HOME Matérias Mercado Brasília Palace Hotel entra para o ranking dos dez hotéis históricos do...

Brasília Palace Hotel entra para o ranking dos dez hotéis históricos do século XX

26
0
SHARE

O Brasília Palace Hotel, na capital federal entrou no ranking da publicação árabe de língua inglesa The National Travel como um dos dez hotéis históricos cujo design e arquitetura são considerados os mais notáveis do século XX. A publicação classificou o hotel como  um edifício impressionante, que se  assemelha a um navio de cruzeiro de luxo. Os painéis únicos de Athos Bulcão e o mobiliário de época completaram as características necessárias para que o empreendimento entrasse na lista.

 

A publicação pesquisou empreendimentos hoteleiros de todo o mundo, e levou em conta a singularidade dos projetos arquitetônicos e o respeito às estruturas originas, apesar de eventuais reconstruções e reformas. O espírito de vanguarda dos idealizadores das obras, como do arquiteto Oscar Niemeyer que projetou o Brasília Palace Hotel, também foi considerado. O hotel brasiliense foi a única construção na América do Sul a entrar na lista, ao lado de estruturas como o Le Corbusier Hotel, na França, do arquiteto que dá nome à obra, Le Corbusier, e o alemão Bauhaus Dessau Foundation, planejado pela escola de Bauhaus – uma das mais influentes academias de design das décadas de 20 e 30.

 

A pesquisa também destacou a história contida na construção dos hotéis para avaliar a importância do legado arquitetônico e histórico que fornecem para as localidades em que estão instalados. Constatou-se que muitos deles viveram anos de negligência até serem restaurados e reconhecidos. O Brasília Palace Hotel, por exemplo, foi a primeira obra a ser finalizada no projeto de construção da nova capital do Brasil. Durante anos foi o centro da capital nascente e recebeu hóspedes como Che Guevara , André Malraux, Dwight Eisenhouwer, dentre outras personalidades. Em 1978, um incêndio destruiu parte do hotel e comprometeu seu funcionamento. A obra de Niemeyer ficou 28 anos no ostracismo até sua renovação, em 2006.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image