Blue Tree inaugurou hotel design no Rio de Janeiro

Blue Tree inaugurou hotel design no Rio de Janeiro

O empreendimento está localizado em frente a praia do Recreio sendo um marco arquitetônico na Região

1316
0
SHARE
A fachada do empreendimento é ondulada lembrando uma onda do mar

A Blue Tree Hotels colocou em operação no último dia 1º de março seu primeiro hotel na cidade do Rio de Janeiro — o destino mais almejado por todas as redes, pois é a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. E a localização não poderia ser mais privilegiada. O Blue Tree Premium Design Rio de Janeiro está localizado em frente ao mar, na Av. Lúcio Costa, principal via de acesso ao Recreio dos Bandeirantes, próximo a shoppings renomados como Village Mall e Rio Design Barra, assim como o Rio Centro e a Arena HSBC que recebem os maiores eventos e shows da cidade. Com seu design moderno, o hotel é um marco arquitetônico e leva grandes influências de ícones de arte, que foram referências para seu desenvolvimento.

Com fachadas onduladas que seguem o formato das ondas do mar, explorando uma das fortes características do Rio – as belas praias. O projeto assinado pelos arquitetos Casé Lima e Gabriel Castro ganhou prêmio antes mesmo de ser inaugurado, sendo o grande vencedor da categoria Melhor Concepção Arquitetônica do Prêmio Máster Imobiliário 2015 concedido pela ADEMI/RJ — Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro e agora concorre na Bienal Internacional de Veneza.

A inspiração do projeto vem das obras do arquiteto espanhol Gaudí e da iraquiana Zaha Hadid, mas principalmente do mar, incluindo elementos de claridade, transparência e movimento das ondas. A fachada é composta de vidro e concreto, e promete proporcionar ao hóspede a possibilidade de interação com a paisagem local em todos os seus ambientes.

Tons brancos predominam  na  decoração de todo o hotel
Tons brancos predominam na decoração de todo o hotel

Esquema de cores

Quem fez o projeto de interiores foi o arquiteto Carlos Boeschenstein através de um design coerente com as linhas sinuosas da arquitetura do prédio. Com o uso sempre de cores claras, predominantemente branca, e variações de tons de cinza, todos os ambientes do hotel têm esse esquema de cor que valoriza a paisagem da praia do Recreio. “Na área social do térreo, onde fica o lobby, lounge e o restaurante, itens com design contemporâneo de alta qualidade caracterizam melhor a intenção do nosso projeto. São luminárias italianas da Foscarini, algumas peças de mobiliário Vitra e tapetes desenhados especialmente para esses ambientes. As paredes têm acabamento cimentício cinza claro para contrastar com o piso em nano-glass branco. Cortinas em linho branco dão acabamento aos grandes painéis em vidro curvo da fachada”, destaca o Arqº Boeschenstein.

Nos andares das suítes, os corredores têm carpete em tons de cinza com padrão que sugerem as mesmas ‘ondas’ da fachada. A iluminação sutil de sancas em led criam uma atmosfera sofisticada nessas circulações. O terraço da cobertura tem layout com dois grandes lounges além das espreguiçadeiras e mesas do solarium, sendo todo o mobiliário branco e com design contemporâneo. O spa também na cobertura tem duas cabines de massagem, sauna à vapor e jacuzzi.

Da piscina se tem uma vista panorâmica do Recreio dos Bandeirantes
Da piscina se tem uma vista panorâmica do Recreio dos Bandeirantes

As obras foram executadas pela Construtora Calper, utilizando uma estrutura em concreto armado, laje plana sem capitel, vedações em drywall no pavimento tipo, alvenaria convencional nos demais pavimentos e esquadrias acústicas.

A imponente edificação conta com 278 apartamentos e suítes, incluindo uma opção presidencial. Os quartos, todos com piso em cerâmica fosca, têm marcenaria com detalhes especiais de iluminação como as cabeceiras das camas e painéis de TV. A iluminação privilegia ainda o conforto dos hóspedes com luminárias direcionadas e articuladas para leitura, de pequenos leds, mesmo conceito das usadas nas mesas de trabalho. A tecnologia de led foi usada em todo projeto de iluminação desenvolvido pela LIT Arquitetura. Tanto externa como internamente a preocupação com o consumo de energia foi permanente. “Na nossa análise da arquitetura optamos por iluminar a fachada e o terraço de cada apartamento em uma única solução que não interferisse no desenho limpo das lajes que projetam estas curvas além dos caixilhos retos que delimitam as áreas internas dos quartos. A ideia era que tivéssemos somente um ponto, no piso dos terraços, posicionado de forma a não atrapalhar o hóspede, controlado por sistema dimerizável, que iluminasse indiretamente o teto, permitindo a leitura do desenho das curvas à noite e rebatendo esta luz para iluminação das varandas. Após diversas simulações em cálculos luminotécnicos conseguimos o resultado desejado com projetores Lumini GeoEdge led line. A fachada acabou se tornando um elemento marcante na identidade noturna do hotel”, enfatiza a Arqª Cláudia Borges Shimabukuro.

Visão da praia

Nas suites de frente para a mar, os banheiros têm como divisória para o quarto, painéis piso-teto de vidro com cristal líquido que ao ser acionado se torna fosco para dar privacidade ao banheiro em uso, ou possibilita a visão da praia quando transparente. A suite premium, unidade de maior área do hotel, hospeda até quatro pessoas já que se conecta de forma independente com outra unidade padrão do andar. Essa suíte tem mobiliário especial do designer brasileiro Jader de Almeida e da italiana Vitra, dispondo de living, área de jantar e um bar. O quarto com cama king-size da marca Sealy tem varanda para o mar com duas espreguiçadeiras e mesa para café da manhã. No closet, além do armário, está a bancada e ainda uma banheira de design moderno.

plumatexPara agregar ainda mais conforto aos hóspedes ao dormir ou mesmo deitado na cama, foi implantado um colchão cama box executive Sealy, padrão americano com dupla face que possui suporte firme e tratamento em tecido especial com tratamento anti ácaro e anti mofo. O enxoval de cama em tecido 250 fios 100% algodão com toque acetinado é da marca Altenburg. A empresa forneceu ainda quatro modelos de travesseiros e seus protetores, manta plush, edredons, duvets e as toalhas premium. Já o protetor de colchão em tecido impermeabilizado é da marca Tognato, assim como as capas em lycra utilizadas para os pranchões da sala de eventos. Já as cortinas em linho e forro black-out foram fornecidas pela empresa A Janela Cortinas, assim como as almofadas decorativas, saias e peseiras das camas.

Conforto e comodidade

Para maximizar o conforto dos hóspedes, os apartamentos contam com internet wi-fi, Tv de led de última geração com uma variada opção de canais a cabo, ar condicionado, telefone, frigobar, cofre eletrônico da marca Super Safe e fechadura eletrônica acionada por cartão de aproximação (Signature RFID) da marca Vingcard. Além do design voltado para a moderna ambientação hoteleira e da tecnologia embargada, esta fechadura oferece muitos outros benefícios, como: resistência mecânica e à corrosão devido a sólida estrutura e aos componentes em aço inoxidável; baixa manutenção, fácil operação e funcionalidade para o hóspede. A Vingcard forneceu também os economizadores de energia Slim RFID que liga e desliga a energia elétrica no apartamento assim que for acionado o cartão.

Os apartamentos são bem equipados e os tons claros na decoração aumentam a sensação de conforto dos hóspedes
Os apartamentos são bem equipados e os tons claros na decoração aumentam a sensação de conforto dos hóspedes

A empresa ACM Marcenaria teve uma importante participação neste empreendimento executando serviços como: Pilares em madeira, com rodapé em aço escovado no lobby e restaurante, porta em laca branca com requadro de vidro no restaurante, que ainda ganhou um painel em ripas na vertical que dá um toque a mais na iluminação. Na cozinha a ACM implantou uma porta bang bang, toda em laca branca, e um armário em madeira com pia em granito. Já nos pavimentos tipos foram implantados shafts que seguem no corredor e teto e portas duplas em laca cinza nas salas de eventos que ficam no subsolo.

ACM

A infraestrutura de lazer do hotel conta com piscina panorâmica de borda infinita, academia, spa com hidromassagem e duas salas de massagem. A área de eventos do hotel possui 700m² e o espaço está preparado para receber eventos e reuniões com capacidade para até 300 pessoas em auditório, com completa infraestrutura. O salão principal conta com luz natural e uma parede viva com jardim vertical. O mobiliário da área de eventos conta com o padrão de qualidade da Tomberlin e inclui as cadeiras empilháveis,  mesas redondas e retangulares e os carrinhos de transportes das mesas. Já os palcos são da marca Masterline.

Na área gastronômica o hotel conta com um bar molhado na piscina, lobby bar e um restaurante bem moderno e equipado com produtos fornecidos pela Topema e Schipper & Thompson.

O lobby bar é uma das opções gastronômicas do hotel
O lobby bar é uma das opções gastronômicas do hotel

Dentre os diversos utensílios adquiridos pelo hotel, destacam-se as taças da linha Electra da empresa Italiana Bormioli Rocco, produzidas em Crystal glass, a linha confere pureza de brilho, sonoridade e translucidez ao serviço de vinhos com excelente custo benefício. As porcelanas da linha laguna, da conceituada empresa nacional Germer, inspiradas nas ondulações que se formam nas águas calmas de uma lagoa, possuem um relevo delicado e marcante. Moldura certa para pratos mais elaborados. Os talheres da linha Unic da empresa alemã WMF, com peças de cortes retos perfeitamente equilibrados, design moderno e diferenciado e polimento de alto brilho.  Entre os produtos para buffet, há o charme da linha couro, a sofisticação das jarras WMF, a elegância dos bules térmicos cromados e a variedade em porcelanas para finger food, além da linha completa para bar e área externa, com produtos em policarbonato de alta qualidade e durabilidade, garantidos pela Schipper.

O bar molhado na piscina é um bom local para tomar drinks e contemplar a paisagem local
O bar molhado na piscina é um bom local para tomar drinks e contemplar a paisagem local
Trofeu 1
SHARE