HOME Matérias Empresas & Negócios Bematech unifica operações em nova sede e foca toda sua atuação em...

Bematech unifica operações em nova sede e foca toda sua atuação em IoT

A nova planta industrial conta com mais de 3 mil m² e 250 colaboradores

100
0
SHARE
Eros Jantsch, CEO da Bematech - Foto - Divulgação

A Bematech, empresa do Grupo Totvs, acaba de unificar suas operações em uma só matriz, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. Com isso a empresa dá mais um passo importante da sua jornada de transformação digital. A inauguração da fábrica vem para reforçar, também, a sua estratégia de investir no mercado de IoT (Internet das Coisas). Com mais de 3 mil m² e 250 colaboradores, a nova planta foi projetada para integrar todas as áreas, com modernas instalações inspiradas em open spaces e pautadas na metodologia Kaizen, de melhoria contínua. A planta fabril é dividida por 10 células de produção, cada uma com nove operadores e um facilitador, capazes de montar aproximadamente 25 mil máquinas por mês, ao todo. A cada 96 segundos sai uma impressora embalada e a cada cinco minutos é criado um Bemacash, solução da Totvs que integra software e hardware para o varejo.

Um dos maiores diferenciais da nova fábrica é a montagem dos produtos, que ocorre somente conforme a demanda. O objetivo é tornar a produção mais ágil, ao mesmo tempo em que torna desnecessário ter grandes espaços para estoques antecipados. Todo o processo é otimizado e fica ainda mais eficaz com a adoção da filosofia Kaizen, aplicada em todos os setores da empresa.

A nova planta foi projetada para integrar todas as áreas, com modernas instalações inspiradas em open spaces e pautadas na metodologia Kaizen, de melhoria contínua – Foto – Divulgação

Ambiente pensado

Todo esse ambiente foi pensado também para que o colaborador de todas as áreas ajude a construir uma nova empresa, vivendo a inovação internamente e contribuindo para a jornada de transformação digital que a Totvs como um todo está vivendo ao longo de quatro anos (2015-2019) e que está pautada em três pilares, entre eles, cultura e ambiente. Em um ambiente inspirador, o modo de agir, pensar e se comportar da companhia ganha um forte impulso, com maior integração entre as pessoas. Fato que facilita e estimula o trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes. “Já estudávamos esse movimento, mesmo antes de fazermos parte do Grupo Totvs, pois enxergamos a necessidade de criar um ambiente integrado, que permitisse maior comunicação entre as áreas e melhor gestão dos processos – o que resultaria no aumento da nossa produtividade. Agora temos espaços colaborativos, mais eficientes e simples, focados em nosso core business, que é o desenvolvimento de hardwares e soluções que entreguem aplicações de IoT completas para os negócios”, comenta Eros Jantsch, CEO da Bematech, na empresa desde 1993, e vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da Totvs.

Com o recente lançamento da Plataforma bema, em fevereiro, a empresa se posicionou no mercado de Internet das Coisas, focando no desenvolvimento de dispositivos inteligentes e soluções de IoT completas, prontas para a aplicação nos negócios. Para isso, a Bematech combina em seu portfólio outros diferentes produtos, como computadores, impressoras, leitores de código de barras, terminais de pedidos, tablets, gateways, sensores e impressoras.

A empresa também é líder de mercado no segmento de automação comercial e se destaca por oferecer tecnologias acessíveis, que garantem mais rentabilidade, agilidade e controle de operações aos estabelecimentos.

*Laércio Cosentino é fundador e CEO da TOTVS, maior empresa de soluções de negócio, plataforma e consultoria da América Latina – Foto – Divulgação

Experiências Digitais

A sociedade é formada, cada vez mais, por seres digitais nativos. A experiência com a tecnologia tem moldado não só o relacionamento entre as pessoas, que passaram a compartilhar mais informações e opiniões, como a relação dos consumidores com as empresas. Atenta a isso, a Bematech escolheu a IoT como o seu grande motor de transformação digital e quer democratizar essa tecnologia para todos os segmentos de mercado.

De acordo com o Gartner, até 2020, serão aproximadamente 20,4 bilhões de coisas conectadas, ou seja, três vezes mais do que a população mundial. No mundo corporativo, o principal desafio é transformar dados de diversos dispositivos em informação consolidada para gerar negócios. E, para atender a essa necessidade das empresas, a Bematech investirá, até o final de 2018, R$ 9 milhões no desenvolvimento de novas soluções, incluindo plataforma, sistemas e dispositivos diversos, como gateways, sensores e impressoras inteligentes. “Estamos desenvolvendo soluções disruptivas que atendam não só aos nossos clientes, mas também aos seus clientes. Hoje, as pessoas esperam por uma experiência diferenciada e personalizada ao entrar em uma loja, por exemplo. Entendemos que todos os setores que trabalhem com atendimento ao público, seja um varejo, hospital, hotel ou escola, podem se beneficiar muito com a utilização da tecnologia para proporcionar um serviço personalizado, capaz de promover a previsibilidade de consumo e fidelização da marca”, destaca Laércio Cosentino, CEO da Totvs.

A união com a Totvs trouxe ainda outros benefícios para a operação da Bematech, que já contava com quatro centros de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento (no Brasil, China, Taiwan e Estados Unidos), e passou a fazer parte de todo um ecossistema de inovação que inclui um laboratório de User Experience em São Paulo, o UX Lab, e o Totvs Labs, no Vale do Silício (EUA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image