HOME Matérias Gastronomia Belo Horizonte (MG) recebe 5ª Edição do Festival do Japão em fevereiro

Belo Horizonte (MG) recebe 5ª Edição do Festival do Japão em fevereiro

Iniciando o calendário de eventos culturais, a capital mineira se prepara para receber a festividade entre os dias 26 a 28 no Expominas

53
0
SHARE
Capital mineira recebe o evento pela quinta vez consecutiva. Crédito: Divulgação

Para propagar a cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre o Japão e o Brasil, será realizado em Belo Horizonte (MG) o 5º Festival do Japão. Já consolidado no calendário mineiro, mais de 20 mil pessoas já visitaram a feira nas edições anteriores e este ano são esperadas cerca de 25 mil entre os dias 26 e 28 de fevereiro no Expominas.

Este ano, o evento contará com a exposição de WASHI, um tipo de papel japonês que é utilizado em várias funcionalidades, como convites de casamento, restauração de livros, papel de parede, bolsas, carteiras e até sapatos. Com isso, a temática este ano será Arte em Papel. As oficinas que utilizarão o Washi serão: WASHI-Ê e KURUMI-Ê.

Várias oficinas serão ligadas ao papel WASHI, como Kurumie – montagens de bonecas a partir do papel; Pipas; Kirigami; Experimentação em Origami; Mangá – desenhos no papel e Ikebana – arranjos florais. Além das oficinas a feira terá o Concurso de Miss Nikkei e de Cosplay, Praça de Cerâmica (com mostras, oficinas, venda).

Serão três dias repletos de atividades, com apresentações de shows musicais como taikos, danças típicas japonesas, artes marciais como judô e kendo, a tradicional arte da Cerimônia do Chá, exposição de Ikebana, exposições e workshops de cerâmica, oficinas de arte, além de bazaristas. Outra área que será oferecida é a culinária japonesa, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro, como yakishoba, sushi, harumaki, tempura, yakisoba, espetinhos, dentre outros.

Oportunidade também para experimentar a culinária artesanal com pratos pouco conhecidos do público mineiro, como o Karé raisu, Udon e Lamen (bem no estilo japonês), Okonomiyaki, Takoyaki, Obentou (espécie de marmita)  e o doce dorayaki. Para quem adora os mimos japoneses, também terão expositores comercializando produtos e artigos típicos, gerando negócios e renda. Vale a pena conferir a riqueza da tradição japonesa.

O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, sendo o último responsável por toda a programação cultural.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image