TradeÚltimas Notícias

Belo Horizonte (MG) quer alavancar turismo com envolvimento de grupos culturais

Com o intuito de aliar cultura e turismo, a Belotur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (MG) e a Fundação Municipal de Cultura elaboraram um plano em conjunto que prevê o envolvimento de grupos culturais tradicionais como indutores de turismo na cidade.

Para isso, grupos conhecidos, como o Corpo e o 1º Ato, Grupo Galpão, Tambor Mineiro, Clube da Esquina, Giramundo Teatro de Bonecos, Ateliê Fernando Pacheco, entre outros, estão sendo inseridos numa agenda positiva para que possam trabalhar e explorar melhor seu potencial turístico.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Na prática, o trabalho elaborado pela Belotur e FMC consiste em consultoria e articulação, que auxilia estes grupos na estruturação mais adequada de seus espaços físicos e de suas programações para receberem visitantes, treinamentos e capacitações de empreendedorismo na área do turismo, em parceria com o Sebrae (MG).

Além disso, haverá uma intensa articulação com a cadeia produtiva do segmento, que coloca os grupos culturais em contato mais próximo com agências de viagem, guias, plataformas de venda de turismo de experiência, hotéis etc., a fim de gerar sustentabilidade e rentabilidade para os grupos culturais.

Outra ação tem sido a inserção destes espaços em roteiros de viagens de imprensa especializada e grupos de operadoras e agências de viagem e o incentivo à exploração de suas marcas como de interesse turístico.

Publicidade
Fispal
Segundo o Diretor de Promoção e Marketing da Belotur, Gustavo Mendicino, a parceria está impulsionando ícones culturais de Belo Horizonte, que têm potencial para serem grandes indutores de visitantes à cidade. “São marcas já estabelecidas e aprovadas pelo público, muito conhecidas mundo afora e que carregam Belo Horizonte junto. Cabe ao Poder Público apenas mostrar a importância deles no cenário turístico da cidade e auxiliá-los a buscarem caminhos para se efetivarem como atrativos turísticos”, salientou o Diretor.

Gisele Milagres, coordenadora-geral do Galpão Cine Horto vê com bons olhos a iniciativa. “Através dessa interlocução com a Prefeitura, estamos potencializando a troca de experiências com o público em geral. Com isso, estamos sistematizando e profissionalizando a visitação ao Galpão Cine Horto, recebendo pessoas que possuem interesse em conhecer um pouco do que são os bastidores do espetáculo, da história do Galpão, das nossas ferramentas e bonecos”, explica.

Com todo esse esforço, esses grupos culturais passaram a entrar na agenda turística da cidade, com roteiros de visitação que podem ser agendados. Veículos de comunicação de repercussão nacional já estão trabalhando pautas, visitando os espaços, para divulgarem para todo o país esse novo turismo de experiência cultural belo-horizontino.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA