HOME Matérias Beach Park e Pordunas realizam o World Clean Up Day, Dia Mundial...

Beach Park e Pordunas realizam o World Clean Up Day, Dia Mundial da Limpeza

Movimento da ONU vai atrair milhares de voluntário no mundo inteiro

73
0
SHARE
Atualmente, nosso País está na 16ª posição do ranking de países mais poluidores dos mares - Foto: Piro4D - Pixabay

No próximo dia 15 de setembro, milhões de voluntários em 150 países vão participar de um dos eventos de maior expressividade em prol da sustentabilidade, o World Clean Up Day, criado pela ONU e organizado mundialmente pelo Movimento Let’s Do It!. No Brasil, o movimento é realizado pelo Limpa Brasil, que atuará em mais de 300 cidades, engajando a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo na campanha, estimulando a educação ambiental e conscientizando a população brasileira para o problema do descarte inadequado de resíduos.

Atualmente, nosso País está na 16ª posição do ranking de países mais poluidores dos mares. Reforçando seu compromisso com o meio ambiente, a Associação Porto das Dunas – Pordunas, com o apoio do Beach Park Entretenimento, do Limpa Brasil e colaboração de mais de 200 voluntários, farão uma limpeza ao longo de 6 Km da praia do Porto das Dunas. Uma novidade que promete engajar cada vez mais pessoas é o app do World Clean Up Day. Com ele, o usuário poderá encontrar e mapear áreas próximas a sua localização que tenham descartes inadequados de resíduos. Dessa forma, a comunidade poderá ajudar a encontrar soluções sustentáveis para o problema global de lixo.

Em Aquiraz, a iniciativa será capitaneada pela Pordunas, associação local de moradores e empreendimentos condominiais, hoteleiros e comerciais que se mobiliza pelo desenvolvimento sustentável do bairro desde 2010. A ação também contará com um equipamento de varrição de praia, que otimiza e auxilia a limpeza e oxigenação. Além dos 6Km de praia, um recorde em Aquiraz, os voluntários ainda vão se mobilizar em prol da limpeza de parte do mangue do estuário da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti e coleta em áreas do próprio bairro. A iniciativa contará ainda com uma equipe de mergulhadores para retirada de resíduos do leito rio. “Sem o apoio do Beach Park, nada disso seria possível. Essa ação faz parte apenas da primeira fase dos projetos da Pordunas, que visam a sustentabilidade da região. Esperamos coletar em torno de 10 toneladas de resíduos nessa ação”, comenta o Secretário Executivo da Pordunas, Yuri Mamede.

“Em 2017 reciclamos 123.733 toneladas de resíduos. Temos como principal objetivo a inserção harmônica dos nossos empreendimentos nos ecossistemas da região. O descarte responsável é um importante compromisso. Com projetos como os da Pordunas, há uma redução nos impactos ambientais e na pressão sobre os recursos naturais. Além dessas ações, o Beach Park Entretenimento conta com outras iniciativas sustentáveis, como a estação própria de tratamento de água e efluentes, reutilização da água, plantio de árvores da região, destinação de orgânicos para compostagem, entre outras. A preservação do meio ambiente é uma das nossas prioridades”, completa o Diretor Geral do Beach Park Entretenimento, Murilo Pascoal.