HOME Matérias Aconteceu Avianca forma primeira turma de pilotos do País composta apenas por mulheres

Avianca forma primeira turma de pilotos do País composta apenas por mulheres

 Iniciativa inédita no setor faz parte do programa Donas do Ar, que promove a equidade de gênero no ambiente de trabalho

88
0
SHARE
Turma de pilotas formada pela Avianca Brasil em São Paulo

A primeira turma de pilotos composta apenas por mulheres da história da aviação brasileira foi formada nesta quarta-feira (11) pela Avianca Brasil, em São Paulo. A iniciativa inédita faz parte do programa Donas do Ar, que promove a equidade de gênero no ambiente de trabalho. No evento, 16 pilotas foram homenageadas pela conquista, além de receberem o certificado. Em breve, todas elas passarão a voar pela companhia.

Presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira conta que quando o projeto foi iniciado em 2017, menos de 2% do quadro de tripulantes técnicos era formado por mulheres. “Depois da implantação do programa, essa porcentagem subiu para 5%, a maior entre as aéreas brasileiras”, comemora.

Donas do Ar e ONU Mulheres

O programa Donas do Ar foi inspirado no programa Donas da Rua, criado pela Maurício de Sousa Produções com o objetivo de incentivar o respeito e a igualdade de oportunidades entre todos. O projeto foi desenvolvido com base em três pilares: contratação de pilotas, transformação social e disseminação dos conceitos de diversidade e inclusão.

Com foco no primeiro pilar, além da constante divulgação de vagas em escolas de aviação, a companhia arca com os custos de parte das horas de voos necessárias para a formação das pilotas em simuladores. Com isso, a expectativa é aumentar em 10% o número de mulheres no quadro de pilotas a cada ano.

Outra iniciativa do projeto Donas do Ar é a assinatura do Women’s Empowerment Principles, da ONU Mulheres, que estabeleceu metas relacionadas à promoção de treinamentos sobre o tema para os colaboradores; participação em grupos de diversidade; e organização de atividades e palestras com as pilotas em escolas públicas quinzenalmente.

Painel sobre equidade de gênero no mercado

O evento da formatura da turma de pilotas trouxe ainda um painel que discutiu a equidade de gênero no mercado de trabalho, com a participação de mulheres que são referências em nossa sociedade. Compuseram a mesa Glória Maria, jornalista e apresentadora da TV Globo, Mônica Sousa, diretora Executiva da Maurício de Sousa Produções, Jaqueline Guglielmi, comandante da Avianca Brasil, e Patrícia Nicieza, diretora de RH da empresa. A jornalista Mônica Salgado foi mediadora do bate-papo.

SHARE