HOME Matérias Associação dos Profissionais de Cozinha farão ação sustentável na Equipotel 2015

Associação dos Profissionais de Cozinha farão ação sustentável na Equipotel 2015

35
0
SHARE
Da esquerda a direita da foto, o Chef Willian Carvalho do hotel Pullman Ibirapuera ao lado do Chef Marcelo Pinheiro, Presidente da APC Brasil que fará várias ações na Equipotel

A APC Brasil – Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil estará promovendo na Equipotel 2015, em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que organiza o evento, o “Movimento Xepa Sustentável”, uma ação contra o desperdício de alimentos nas cozinhas em todo País. Os  chefs participantes das Ilhas Gourmet, atração da Equipotel deste ano, irão percorrer a feira uniformizados e com placas alertando os visitantes para a importância de treinamento e conscientização dos profissionais no preparo de alimentos. O ato acontece no segundo dia de feira, 15 de setembro, das 16h00 às 17h00.

O Presidente da APC Brasil, o chef Marcelo Pinheiro explica que a preocupação com o desperdício é cada vez maior. Cerca de 35% dos alimentos produzidos no campo são desperdiçados por motivos diversos nos processos e caminhos até chegar ao prato do consumidor.  “Existe falta de rigor nos procedimentos e de cuidados ambientais em toda cadeia de serviços do setor de alimentação, desde critérios de compra de alimentos, passando pela escolha do fornecedor até a ausência de planejamento. Essas medidas poderiam evitar perdas consideráveis de insumos”.

Ao escolher, por exemplo, fornecedores locais – explica Pinheiro – é possível evitar ocupação excessiva de rodovias, uso adicional de combustível fóssil, emissão desnecessária de CO2, além de incentivar a economia da comunidade. “Jogamos muita coisa fora, como as folhas do brócolis, da beterraba, do salsão, entre outras. É importante trabalharmos o simples, mas empregando a tecnologia disponível nos dias de hoje, além de economizarmos em questões como energia elétrica e treinar adequadamente o capital humano. Na Equipotel, vamos criar receitas com essas ideias incorporadas e convidar o público a provar as criações”.

Durante todos os dias do evento, as Ilhas Gourmet oferecerão sessões de culinária e degustação dentro do Pavilhão do Anhembi, onde acontecerá a Equipotel 2015. A iniciativa é uma das atividades que somam juntas mais de 160 horas de conteúdo durante a Equipotel. A atração já tem mais de 30 chefs escalados, apresentando pratos doces e salgados de cozinhas do mundo todo.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image