HOME Matérias Opinião Artigo: Recorrer a soluções tecnológicas é uma boa medida para o setor...

Artigo: Recorrer a soluções tecnológicas é uma boa medida para o setor hoteleiro

8
0
SHARE

*Aline Marques Gaspar

O Brasil será o país sede da Copa do Mundo FIFA em 2014, e faltando menos de um ano para o evento a questão que não quer calar é: Será que as redes brasileiras de hotéis estão aptas a receberem todos os turistas que nos visitarão? Além de tornar os ambientes modernos e arrojados, equipar o hotel com tecnologias audiovisuais de ponta reconhecidas internacionalmente facilitam os procedimentos cotidianos possibilitando que as atividades sejam desempenhadas da melhor forma possível, com maior agilidade e com custos reduzidos. Um estudo da  SmartBrief, patrocinado pelo The Wall Street Journal, apontou as tendências para o setor.

Dentre elas, está a rede Wi-fi. Atualmente a vida das pessoas, tanto profissional quanto pessoal, resume-se em tecnologia, viajam acompanhadas de seus gadgets para manterem-se informadas a todo tempo, assim, a conexão em rede não é mais vista pelos hóspedes como um diferencial do hotel, e sim um serviço indispensável. A instalação de uma rede wireless no hotel também reduz os problemas que estão relacionados à locomoção, as mudanças organizacionais tornam-se mais ágeis visto que os equipamentos não precisam estar conectados a fios e podem ser movidos facilmente para outro ambiente com a garantia de que o sinal estará disponível.


Muitos hóspedes precisam participar de reuniões e de processos de decisão de sua empresa mesmo em viagens, e para isso, o sistema de videoconferência pode ser disponibilizado a eles como um serviço, permitindo a interligação audiovisual de ambientes com imagem Full HD e o compartilhamento de dados e arquivos. Esta tendência tecnológica também pode ser utilizada para a realização de reuniões à distância entre colaboradores e para treinar e qualificar funcionários do hotel, ótima opção para uma rede de hotéis distribuída por todo país.

Interligar-se com redes filiadas e funcionários externos nunca foi tão simples, a solução de telefonia IP consiste na transmissão de áudio em tempo real, como em um telefone comum, entretanto, ela funciona via rede. Esta tecnologia unifica diversos pontos isolados do hotel em uma única rede convergente e proporciona benefícios financeiros devido o custo reduzido das ligações. Ainda neste sistema, é possível ativar um ramal de qualquer lugar do mundo como se ele estivesse trabalhando localmente, fazendo e recebendo ligações.

Operações em grande escala, como personalizar as luzes de todo o hotel, mover as cortinas, controlar a climatização do ambiente e ligar ou desligar aparelhos eletrônicos, podem ser realizadas com apenas um toque. O sistema de automação reúne diversas funções em um dispositivo como painel touch screen embutido na parede, por exemplo, promovendo agilidade aos serviços operacionais do hotel, evitando o deslocamento da equipe de suas funções. A solução também pode ser um diferencial no que diz respeito à acessibilidade, automatizar os quartos garante maior conforto, principalmente, aos hóspedes portadores de necessidades especiais.

Outra tendência que pode aumentar a rentabilidade do hotel é a criação de salas multimídia. Além de aprimorarem o desempenho de chamadas por videoconferência, estes ambientes, a partir de soluções audiovisuais, promovem maior entendimento do que está sendo apresentado aos participantes. A ótima estrutura do local possibilita que ele seja locado como referência para a realização de eventos, apresentações e palestras.

Há ainda a solução de Digital Signage, ótima opção para alavancar a comunicação com seus colaboradores e hóspedes. Substituto do papel, a tecnologia consiste em telas LCD, seja um monitor ou vários deles, onde podem ser dispostas informações e avisos sobre o hotel, como a distribuição de seus ambientes e seus horários, e além de ser mais interativo, pode gerar lucros extras quando utilizado para fins publicitários.

 
*Aline Marques Gaspar é Gerente de Marketing da Seal Telecom.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image