HOME Matérias Anavilhanas Jungle Lodge (AM) investe em sustentabilidade e ações sociais

Anavilhanas Jungle Lodge (AM) investe em sustentabilidade e ações sociais

57
0
SHARE
Bangalô externo do hotel Anavilhanas Lodge (AM), que investe em sustentabilidade e ações sociais - Foto: Marcelo Isola

O Anavilhanas Jungle Lodge, exclusivo hotel de selva localizado em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas (AM), focado na questão da sustentabilidade, investe constantemente no desenvolvimento das comunidades próximas ao local e em práticas operacionais, buscando o menor impacto possível ao meio ambiente.

O hotel acaba de instalar energia solar na escola da Comunidade de Santo Antônio, em Novo Airão (AM), garantindo luz, ventiladores e geladeira para armazenar a merenda escolar. As ações do Anavilhanas permitiram um aumento no número de alunos, melhoria na qualidade das refeições e também nas condições de moradia dos professores.

Procurando causar um impacto positivo, o Anavilhanas Jungle Lodge conta com uma equipe de 75 colaboradores formada prioritariamente por pessoas da região, sendo que 65 pertencem às comunidades locais. O hotel também apoia institucionalmente e financeiramente ações de prevenção, promoção da saúde e educação ambiental em conjunto com a FAM – Fundação Almerinda Malaquias – e o Instituto AMOR, gerando parceria com a população.

Em julho deste ano, o barco regional adquirido para passeios pelo Rio Negro foi equipado com sistema de energia solar reduzindo o ruído e a queima de combustíveis fósseis. Alguns alimentos consumidos são produzidos no próprio hotel através do sistema de Permacultura, livre de defensivos químicos e com adubo orgânico. Os hóspedes também recebem, como cortesia nas refeições, água da fonte do hotel e um squeeze de alumínio, para desencorajar a compra de água mineral engarrafada.

O Anavilhanas Jungle Lodge ainda tem ampliado a área do entorno – no início eram 45 hectares e, hoje, conta com 130 hectares destinados a preservação da mata nativa. Nos passeios na Floresta Amazônica são adotados pelos guias vários procedimentos, para não provocar estresse nos animais e interferir o mínimo possível no ambiente.

E, recentemente, todos os aparelhos de ar-condicionado dos 22 chalés e bangalôs foram trocados por modelos que invertem com eficiência energética tipo A e certificação em baixo consumo energético. Além disso, o sistema de aquecimento de água é feito por painéis solares e armazenado em boillers térmicos, evitando, assim, o consumo de gás ou eletricidade.

“Nossa intenção com essas ações que envolvem toda a atividade turística é buscar o desenvolvimento sustentável da região. Queremos que nosso hóspede vivencie uma experiência autêntica com conforto e segurança no coração da Floresta Amazônica, mas também tenha consciência da riqueza do meio ambiente e da necessidade de preservá-lo com boas práticas”, explica a Diretora do Anavilhanas Jungle Lodge, Fabiana Caricati.

 

Barco regional do hotel Anavilhanas Jungle Lodge (AM)