HOME Matérias Anac aprova novo Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Anac aprova novo Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

45
1
SHARE
Novo Plano Diretor planeja mudanças no sistema de pistas do aeroporto. (Imagem: Divulgação)

Em portaria publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o novo Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Ela permite que sejam reivindicados recursos para implantação dos projetos da nova pista de pouso e decolagem.

Com essa aprovação, o aeroporto já estuda o seu primeiro passo, que consiste na construção de um novo sistema de pistas. Gilmar Piolla, Vice-presidente do Fundo Iguaçu e coordenador do projeto, explica  que a reforma prevê a construção de uma nova pista de pouso e decolagem de 3 mil metros de extensão e 45 metros de largura  e que futuramente, será ampliada para 60 metros). Ela será paralela à atual, que será utilizada como taxiway.

Piolla ainda afirma que esse é um dos projetos mais completos já apresentados por aeroportos brasileiros: “Nenhum outro aeroporto tem um plano diretor com esse nível de detalhamento”.

Etapas do projeto

São três horizontes de ampliação: o primeiro em 2019, depois em 2029 e finalmente em 2039. Na primeira etapa, além da nova pista de pouso e decolagem, orçada em R$ 300 milhões, o projeto prevê a ampliação do terminal para atender até 5 milhões de passageiros/ano, com a instalação de pontes de embarque e desembarque móveis (fingers) e um novo acesso viário.

Na segunda fase do plano, entre 2020 e 2029, o aeroporto receberá entre 7 e 10 milhões de passageiros; e na terceira fase, para além de 2039, chamada de “esgotamento do sítio aeroportuário”, receberá 19 milhões de passageiros, quando necessitará de um alargamento da pista, de 45 para 60 metros.

SHARE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image