HOME Matérias Trade Amazonas se prepara para receber a tocha olímpica

Amazonas se prepara para receber a tocha olímpica

25
0
SHARE
Vista aérea de Manaus com o Teatro Amazonas. (Foto: David Rego Jr)

A capital amazonense receberá no próximo dia 19 de junho, a tocha olímpica – símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que será realizado no Rio de Janeiro (RJ) no mês de agosto. O Amazonas será o estado da Região Norte onde a tocha olímpica visitará o maior número de cidades. A tocha deverá visitar os principais atrativos turísticos locais e de Manaus, ela parte para Presidente Figueiredo e, depois, para Iranduba, na região metropolitana da capital amazonense.

A tocha deverá percorrer todo o país, com um roteiro aéreo de 10 mil milhas do revezamento, que começa em Palmas (TO), no dia 11 de junho, e termina em Porto Velho (RO), no dia 22.  Em Manaus, fazem parte do roteiro da tocha ícones do turismo local como o Teatro Amazonas, de 1896, símbolo da riqueza gerada pelo Ciclo da Borracha, e a Ponte Rio Negro. Como não poderia deixar de ser em um evento esportivo da dimensão da Olimpíada, a chama iluminará também a Arena da Amazônia, estádio construído para a Copa do Mundo e que agora será também uma das sedes do futebol olímpico.

Ponta Negra, o cartão postal da capital amazonense será um dos pontos de celebração por onde a tocha passará. O cartão postal da cidade foi revitalizado com recursos do programa Prodetur do Ministério do Turismo. No dia 20, o revezamento continua em Presidente Figueiredo, município repleto de cachoeiras e possibilidades de convívio com as riquezas da Floresta Amazônica. A tocha se despede do Amazonas em Iranduba, na margem direita do Rio Negro e conhecida pelos hotéis de selva e sítios arqueológicos que abriga.

O revezamento da tocha olímpica começa no dia 03 de maio, em Brasília. Até o dia 04 de agosto, véspera do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 percorrerá mais de 330 cidades de todas as regiões do país.

Confira o mapa do revezamento da tocha olímpica, produzido pelo Ministério do Turismo:

https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zYGAkQAkspHI.kVZDeRNxWtDA

 

SHARE