HOME Matérias Aconteceu Alunos do Senac SP comandam luxuoso hotel em Campos do Jordão

Alunos do Senac SP comandam luxuoso hotel em Campos do Jordão

As atividades são concebidas, gerenciadas e operacionalizadas pelos 105 universitários, como parte do Desafio Senac: Alunos no Comando

1799
0
SHARE
Renato Bianchi, Gerente geral do Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac entregando de forma simólica, a chave do hotel para Isabela Dimes Vicente comandar neste final de semana

Direto de Campos do Jordão – Mais uma vez o Senac São Paulo demonstra porque é uma das mais respeitadas entidades de ensino superior no Brasil. A instituição acredita e confia tanto em seu padrão de qualidade e formação de seus alunos que deixa que eles comandarem por um final de semana um hotel. E não é um hotel qualquer, trata-se do luxuoso  Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac que está sediando a 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando. A cerimônia de transmissão oficial dos cargos aconteceu agora há pouco e reuniu vários docentes, representantes de entidades da hotelaria e convidados como: O Secretário Municipal de Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo, Orlando de Souza, Diretor executivo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e Roland de Bonadona, Ex-CEO da AccorHotels para as Américas e atualmente consultor hoteleiro e Presidente da Câmara de Comercio França Brasil.O Coral do Projeto Guri encantou aos presentes com várias músicas e um repertório variado.

Estudantes dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac vão comandar até este próximo domingo, dia 8 de outubro o empreendimento. A atividade permite que os estudantes desenvolvam habilidades que serão úteis em toda a vida profissional ao estarem à frente do hotel durante o período.

Os alunos gestores que comandarão o Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac neste final de semana

O programa é uma disciplina optativa que permite o desenvolvimento das competências de gestão e liderança para os estudantes. No total são 105 universitários que assumiram a gestão do hotel, sendo 13 gestores, cada um responsável por gerir a sua equipe operacional, formada por 92 estudantes, nos departamentos de hospedagem, governança, alimentos e bebidas, eventos, lazer e vendas.

Ao assumir a gerência e operação de um hotel de luxo com todos os serviços da hotelaria tradicional, os estudantes das graduações Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Gastronomia dos três campi do Centro Universitário Senac (Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior) têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de gestão e liderança, contribuindo para sua formação profissional.

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência, estimulando a discussão de temas da área de hospitalidade em profundidade, conferindo à instituição mais um diferencial na formação de profissionais.

Preparação para o desafio

A seleção dos alunos que ocupam os cargos de gestão aconteceu logo no primeiro semestre. Para participar do processo, todos já deveriam ter participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos ainda passaram por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis-escola Senac e professores do Centro Universitário. A partir dessa escolha, os alunos gestores escolheram a equipe que atuará com eles nas respectivas áreas, assumindo todo o processo seletivo e de recursos humanos.

Sandra Maia;: “A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão”

Desde o último mês de abril, os universitários planejaram e organizaram a operação a hospedagem, operação de alimentos e bebidas, a programação de lazer, os workshops para hóspedes e a organização de brunch palestra para convidados durante o fim de semana. “Referência na formação de profissionais da hospitalidade, o Centro Universitário Senac procura estimular a formação empreendedora e autônoma, por meio de ações educacionais inovadoras como essa. A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão, inovando na programação e mostrando aos clientes que estão prontos para o mercado de trabalho”, explica a Sandra Maia, Professora de hotelaria e coordenadora do Desafio Senac: Alunos no Comando.

Isabela Dimes Vicente: “Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e sonhamos juntos, para que tudo aconteça com a excelência que nos foi ensinado”

Na edição deste ano, a Gerente geral do hotel-escola é Isabela Dimes Vicente, aluna do 8º semestre do Bacharelado em Hotelaria, que já atuou nas três últimas edições: foi assistente de alimentos e bebidas, em 2016; mordomo, em 2015; e monitora de lazer, em 2014. Neste ano, participa da 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, acrescentando mais esta importante vivência à sua trajetória profissional: “Estou vivendo o melhor fim de semana de minha vida. É uma oportunidade única e valiosa poder participar de cada detalhe do planejamento e gestão deste evento. Estamos trazendo uma visão futura, inovadora e do bem viver. Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e sonhamos juntos, para que tudo aconteça com a excelência que nos foi ensinado”, avaliou Isabela, lembrando um pensamento de Cervantes. “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”.

Camila Moraes em discurso ladeada por Marcelo Picka

Seis meses de planejamento

Marcelo Picka, Diretor dos hotéis escola Senac São Paulo em seu discurso lembrou que o Alunos no Comando é um sonho que virou realidade e em sua sexta edição, vem consagrar o trabalho de excelência no ensino. “Este projeto é mesmo um desafio, mas o alunos sabem superar, pois trabalharam durante seis meses num minucioso planejamento para tudo dar certo. Todas as etapas do planejamento foram percorridas e agora é colocado em prática os ensinamentos. Estamos tranquilos e confiantes que os alunos comandarão o Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac com pleno êxito”, enfatizou Picka. “Seis meses de trabalho árduo no planejamento está se materializando e demonstrando a competência técnica de nosso corpo docente e do aprendizado de nossos alunos”, completou Camila Moraes, Diretora do Centro Universitário Senac Campos do Jordão.

Fernando Estima: “Nós também vivemos a angústia dos alunos e os sonhos”

E representando o corpo docente, Fernando Estima que destacou em seu discurso o papel do professor neste desafio. “Nós também vivemos a angústia dos alunos e os sonhos. Temos o papel de acompanhar a transformação para ajudar os alunos a construírem os sonhos. Além de ensinar, temos que orientar, motivar e manter os alunos animados. Em alguns momentos, substituir o papel dos pais levantando um senso crítico para os alunos refletirem a própria relação de aprendizado. E principalmente despertar nos alunos o amor e afeto, pois estas são as primícias básicas da hospitalidade e fundamentais nos dias atuais”, concluiu Estima.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Campos do Jordão a convite do Senac São Paulo para cobrir este evento.

Confira a seguir, mais alguns momentos do evento.

Conheça as equipes de alunos que vão comandar o Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac  neste final de semana.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image