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Alexandre Zubaran palestrou no 13º Encontro da Hotelaria Mineira

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Alexandre Zubaran “A hotelaria começou a acordar nos últimos anos e passou a entender quem é seu verdadeiro cliente"

Direto de Capitólio (MG) – O consultor Alexandre Zubaran abriu a grade de programação do 13º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira que acontece no Clube Campestre Escarpas do Lago, em Capitólio, onde fica o Lago de Furnas. Sua palestra foi baseada em conhecer o cliente para posicionar o negócio. E já começou fazendo uma crítica a muitos que ainda adotam o efeito Gabriela “Eu nasci assim, eu cresci assim e vou ser sempre assim”. E no seu ponto de vista, a hotelaria ainda é muito conservadora tem medo de ousar e quebrar paradígimas e durante muitos anos negligenciou a distribuição eletrônica, a internet e ficava refém de grandes distribuidores. “A hotelaria começou a acordar nos últimos anos e passou a entender quem é seu verdadeiro cliente. As relações com os indivíduos estão mudando de forma drástica graças à tecnologia e o hotel tem de ser repensado das velhas práticas, pois muitos ainda possuem produtos e serviços sem relevância alguma para os clientes. Por não conhecer seus clientes adotam práticas estranhas, como não ter uma copa para bebê, sendo um hotel essencialmente familiar”, revela Zubaran.

Segundo ele, descobrir o que a concorrência está fazendo de melhor, se a internet é de graça e se funciona, assim como entender a proposta de valor em seus serviços é essencial para a sobrevivência do negócio. “Não tenham medo de ousar, de criar nichos de mercado, de tentar entender o que o seu cliente realmente deseja”, destacou Zubaran.

E finalizando sua palestra, ele pediu aos hoteleiros para tomar cuidado em vender pela internet, quando o correto é vender a internet, mas é necessário entender as gerações do consumo. Então, destacou alguns conflitos de gerações que os hoteleiros necessitam compreender, citando os Baby Boomer, geração que surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a geração X que se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia e geração Y que nasceu na década de 80 e que em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. “Estas novas gerações possuem padrões de comportamento diferentes de nossa geração e da geração de nossos pais. Eles pesquisam muito antes de adquirir um produto e possuem percepção de preços e dos serviços apresentados”, concluiu Zubaran.

A reportagem da Revista Hotéis se hospeda no Hotel Balneário do Lago em Capitólio.

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