HOME Matérias Aconteceu Alexandre Zubaran palestrou na 11ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia...

Alexandre Zubaran palestrou na 11ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira em Juiz de Fora (MG)

28
0
SHARE
Alexandre Zubaran : "A rota cervejeira é um enorme atrativo turístico para o interior do estado do Rio de Janeiro",

Direto de Juiz de Fora (MG) – O empresário do setor de viagens e consultor Alexandre Zubaran acaba de fazer uma palestra na 11ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira que se encerra hoje no Centro de Convenções do Independência Trade Hotel e Eventos, em Juiz de Fora. Cluster da rota turística cervejeira do Rio de Janeiro foi o tema da palestra e segundo Zubaran, hoje em dia a sociedade possui uma compreensão maior do que é um destino turístico, mas os erros acontecem na hora de ofertar ao mercado e por isto não se obtém o sucesso esperado. “Com o advento da internet, o cliente está um passo a frente de qualquer produto ofertado. Neste sentido, a tecnologia tem de ser uma forte aliada para entender as necessidades destes clientes e uma empresa que deseja se posicionar bem no mercado, deve estar sempre repensando seu negócio com inteligência competitiva”, destacou Zubaran.  E ele citou a inteligência competitiva de um smartphone que tornou irrelevante vários produtos como relógio, despertador, calculadora, lanterna, máquinas de cartões de crédito, computadores, acesso a internet, entre outros.

E depois de fazer esta explanação sobre inteligência competitividade e tecnologia aliada ao negócio, Zubaran explicou os objetivos de uma parceria estratégica que pode ser utilizada em qualquer atividade produtiva. “Ela serve par compartilhar riscos ou sucesso, obter economia de escala, acessar novas frentes de atuação, acessar tecnologia de conhecimento, ampliar a atuação geográfica, resolver limitações financeiras e alavancar habilidades. Com isto, ele apresentou o cluster de entretenimento da Bahia, criado quando ele presidia o complexo Costa de Sauípe, e que envolvia várias atividades e segmentos diversos com o objetivo de fomentar o turismo na Bahia.

Com esta experiência de cluster, Zubaran resolver desenvolver o cluster turístico e cervejeiro do Rio de Janeiro. O primeiro passo foi a criação da Associação Turística das Cervejeiras & Cervejeiros do Rio de Janeiro e o objetivo era unir a cultura cervejeira e do bem receber os turistas que visitam as cidades serranas cariocas Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e Guapimirim. “Como os associados disputam de forma agressiva cada cliente no mercado não traçamos ações que envolvam o líquido em si para evitar geração de conflitos. O objetivo do projeto é proporcionar aos visitantes uma imersão na cultura da cerveja, na gastronomia, misturado ao rico cenário de montanhas, cachoeiras cristalinas, parques naturais e tantos outros atrativos turísticos da região”, explicou.

Ele lembrou que o Brasil ocupa atualmente a terceira posição do ranking como produtor e consumidor de cerveja no mundo e o setor representa 12% da indústria nacional e 2% do PIB do país. Hoje, no estado do Rio de Janeiro, cerca de 350 mil empregos diretos e indiretos estão ligados à produção de cerveja. “A rota cervejeira é um enorme atrativo turístico para o interior do estado, pois a cerveja é uma bebida muito difundida no Brasil e no mundo todo, sendo um tema que agrada e atrai visitantes. A rota tem tudo para se tornar um forte produto do turismo fluminense, já que o potencial turístico dos municípios participantes do projeto é muito significativo. É mais um atrativo para o estado que pode beneficiar o setor turístico da serra, gerando empregos, renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Zubaran.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image