Alcatel-Lucent Enterprese promove Hospitality Experience em São Paulo
Teve inicio agora há pouco o Hospitality Experience 2015, evento que a empresa Alcatel-Lucent Enterprise está realizando no hotel Radisson Vila Olímpia, na capital paulista. O evento que acontece em várias cidades da América Latina, tem o objetivo de demonstrar às redes hoteleiras como aperfeiçoar seus serviços aos hóspedes agregando valor por meio de soluções de conectividade e aplicações desenvolvidas especificamente para esse mercado. Quem iniciou a programação do evento foi Nuno Ribas, Country manager da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil. Segundo ele , a meta com o Hospitality Experience é criar um espaço onde os participantes e representantes de redes hoteleiras vivam uma experiência personalizada, conheçam as novas tendências tecnológicas, as comunicações unificadas e a possibilidade de baixar os custos de operação. “Assim, conhecerão melhor nossa organização, trajetória no mercado e tecnologia aplicada”, afirmou.
O primeiro palestrante foi Rodrigo Pivetti, Gerente de pré-vendas que enfatizou a melhor experiência que o hotel pode oferecer ao seu hóspede. Ele apresentou uma pesquisa que mostrou que 62% dos hóspedes querem fazer o check in sozinhos, sem ter que preencher uma ficha. Outro dado do estudo mostra que 45% dos hóspedes viajam com dispositivos móveis, e 74% carregam um tipo diferente de mídia em cada dispositivo (vídeo, texto, etc). A Alcatel criou diferentes soluções para cada perfil de hotel e diferentes tipos de situações do hóspede. São plataformas de baixo custo que atendem desde a categoria budget (1 e 2 estrelas) ao top (5 estrelas).
Uma das soluções é a possibilidade do check in a distância, onde o cliente pode entrar em contato com o concierge ou outro staff do hotel para fazer seu registro antes mesmo de chegar ao empreendimento. Outra facilidade é o Mobile Guest Softphone, que oferece programação automática do celular através de um aplicativo às características do hotel – piscina, restaurante, quarto – com cobertura wi-fi.
O E-Concierge é mais um produto da empresa voltado à hotelaria. A aplicação customiza os serviços do hotel, dando, por exemplo, sugestões de cardápios ou cartas de vinhos, oferta de mimos, entre outros. “Este serviço cria um conceito de diferenciação e faz com que o hóspede queira voltar. Gera uma ideia diferente do tipo de serviço oferecido pelo hotel”, comenta Pivetti.
Em um ‘Ecosistema’, a Alcatel oferece telefonia integrada ao PNS, software de CRM/gestão do segmento hoteleiro; Infraestrutura de rede e wi fi com
soluções para prover melhor performance para usuário em experiência única – da mesma forma que se pode usar rede cabeada, também usa-se o wi fi, simplificando a operação. O app smart guest prevê a utilização do telefone como fonte única de informação. “É um conceito que vem sido trabalhado em alguns hotéis para oferecer a experiência que ele tem em casa. Acessar todos os serviços através do celular ou de alguma central de automação mantém o cliente em sua rotina”, concluiu Pivetti.