HOME Matérias Mercado Agências Abracorp registram queda de 31,5% no setor hoteleiro

Agências Abracorp registram queda de 31,5% no setor hoteleiro

36
0
SHARE
Edmar Bull, Presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull - Foto Divulgação

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas divulgou os resultados obtidos no primeiro trimestre do ano de 2015. No que tange à hotelaria nacional, o setor registrou no período uma queda acentuada (31,5%), acumulando 2,095 milhões de room nights.

As redes BHG (20,5%), Intercity (13,3%), Meliá (11,3%) e Slaviero (5,0%) apresentaram crescimentos, ao contrário da diminuição observada nos números relativos aos hotéis independentes (-43,0%). Em reais, as vendas no setor hoteleiro também caíram (18,4%) e foram puxadas, sobretudo, pelos hotéis independentes (-33,4%), contrastando com a atuação positiva de redes como a BHG, que cresceu 14,6% em relação ao ano passado e da Intercity, que cresceu 11,6%.

Em igual período no ano passado, o desempenho alcançado pelos hotéis independentes foi impulsionado com o aumento da demanda nas cidades-sede da Copa do Mundo. De um modo geral, com a movimentação em vendas totalizando R$ 483,9 milhões, a diária média Abracorp fechou o primeiro trimestre de 2015 em R$ 230,00; 31,5% menor do que o valor apurado em igual período de 2014.

Os hotéis independentes mantêm a liderança do ranking de participação na movimentação de vendas, concentrando 34,2% do mercado de viagens corporativas. A segunda maior fatia está com “outras redes” (30,9%). Em seguida aparecem Accor (10,4%) e Atlantica Hotels International (7,9%).

Segundo dados da B2B Reservas, ferramenta exclusiva das agências de viagens Abracorp, as nove cidades com maior número de reservas hoteleiras no Brasil foram, na sequência: Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Piracicaba. A forma de pagamento mais utilizada foi o faturado (63%), cartão virtual (22%) e pagamento direto (15%). Quanto ao modelo de remuneração, a maioria (56%) é baseada no preço net e 44% comissionado.

Em contrapartida, a hotelaria internacional teve um expressivo aumento de 77,8% em vendas e 61,0% em diárias. Os hotéis independentes respondem por 37,4% do mercado de viagens corporativas e “outras redes” lideram o ranking com 38,9%. A Accor teve um salto superior a 200% no total de diárias, subindo de 6,20 milhões para 18,98 milhões.

Para ter acesso aos resultados dos demais segmentos abraçados pela Abracorp, clique no link a seguir: Pesquisa de Vendas Abracorp – 1º Trimestre.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image