HOME Matérias Aconteceu AccorHotels apresenta novas diretrizes de seu programa de sustentabilidade

AccorHotels apresenta novas diretrizes de seu programa de sustentabilidade

Arnaud Hermann, VP Global de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels, apresentou resultados dos cinco primeiros anos do Planet 21 e novas metas

202
0
SHARE
Arnaud Hermann, VP Global de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels - Crédito da foto - Raiza Santos

Com um conjunto de ações de sustentabilidade para seus hotéis e entorno, o grupo AccorHotels criou, há cinco anos, o programa Planet 21. Na manhã desta segunda-feira (18), em sua sede na capital paulista, a rede apresentou, através de seu VP Global de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels Arnaud Hermann, novas diretrizes para o programa até 2020, com 19 objetivos ainda mais flexíveis.

Nos cinco primeiros anos do programa — que agora leva a assinatura “Acting Here – Planet 21” — a rede alcançou resultados significativos. O grupo entregou dois terços dos 21 objetivos. No período, o consumo de água reduziu 9%, o de energia 5,3% e a emissão de CO2 caiu 6,2%.  Desde 2009, 4,5 milhões de árvores foram plantadas na ação Plant for the Planet, mantida nas novas diretrizes da rede. Ao final de 2015, todos os hotéis da rede estavam comprometidos a proteger as crianças contra abusos pelo programa interno de conscientização – Watch.

De acordo com Arnaud Hermann, uma das prioridades do programa é valorizar o que é local, não apenas os produtos, mas também as pessoas. “Percebemos que a sustentabilidade é importante para os clientes, e eles estão prontos para participar de todo o processo. Temos habilidade de atuar em várias áreas e estamos testando novas tecnologias para reduzir ainda mais o consumo de energia, água e carbono em nossos hotéis. Assim, mostramos a eficiência dos novos recursos aos investidores e hóspedes a partir dos resultados”, explica o Diretor.

Para incluir ainda mais seu público em sua política, o grupo perguntou aos seus clientes sobre seus pontos de vista quanto a essas questões, atualizou sua pegada ambiental e avaliou seu posicionamento socioeconômico para construir seu programa para os próximos cinco anos. Os novos objetivos se encaixam ao modelo de negócio e suas prioridades estratégicas, como Alimentos & Bebidas e a administração sustentável de seu portfólio de propriedades por meio do HotelInvest.

Para 2020, o grupo tem como metas ter 30% menos desperdício de comida dentro de seus hotéis; 100% das novas construções e reformas de suas unidades próprias e arrendadas com baixa emissão de carbono, através do reuso de água e recuperação do calor e filtros; além de 1.000 hortas urbanas em seus hotéis. Outro objetivo é que 35% dos gerentes gerais dos empreendimentos sejam mulheres até 2017. “Queremos prover um local de qualidade para o colaborador”, comenta Hermann.

VP de CSR da AccorHotels América do Sul, Antonietta Varlese e VP Global de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels, Arnaud Herrmann - Crédito da foto - Raiza Santos
VP de CSR da AccorHotels América do Sul, Antonietta Varlese e VP Global de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels, Arnaud Herrmann – Crédito da foto – Raiza Santos

Ciclo sustentável

O Planet 21 é estruturado em quatro áreas de ação que recruta seus colaboradores, clientes, parceiros e comunidades locais, além de duas prioridades: alimentos & bebidas e construções.  Para fornecer aos hotéis o apoio efetivo à medida em que implementam esse novo plano, a Carta 21, o sistema de gerenciamento de desenvolvimento sustentável interno para hoteleiros evoluiu e foi renomeado para Planet 21 in Action.

O novo sistema tem metas mais altas, considerando as especificidades locais e as realidades operacionais. É baseado em uma abordagem participativa que permite que cada hotel estabeleça seus próprios objetivos e defina seu próprio plano de ação. Uma linha de base comum compreendendo 16 ações obrigatórias, define um primeiro nível rigoroso de comprometimento (status bronze).

Para fazer o upgrade de seus status para prata, ouro e platinum, os hotéis selecionam as ações que desejam implementar a partir de uma ampla gama de iniciativas. O programa também inclui a implantação de painéis solares, baterias sustentáveis para equipamentos e outras tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image