HOME Matérias Gastronomia AccorHotels aposta em sazonalidade dos alimentos para inovar nos cardápios

AccorHotels aposta em sazonalidade dos alimentos para inovar nos cardápios

109
0
SHARE
Chef de cozinha do QCeviche!, Rolando Limo, apresenta o Ceviche preparado com frutas da estação - Foto: divulgação

As mudanças de estações do ano favorecem a abundância de determinados legumes, verduras e frutas, os chamados alimentos da época. Para aproveitar essa sazonalidade, os chefs de cozinha da rede AccorHotels buscam usar a criatividade e criar pratos novos nos restaurantes da rede.

De acordo com o chef peruano Rolando Limo, que comanda o QCeviche!, aberto ao público e localizado no hotel Ibis Styles Faria Lima, na capital paulista, os meses de julho e agosto, por exemplo, são época de laranja lima, atemoia, carambola, batata doce, cará, inhame, mandioquinha, couve, coentro, mostarda, nabo, dentre outros ingredientes. “As mudanças de estações são os momentos ideais para explorarmos o potencial de cada alimento e inovarmos na variedade de pratos”, comenta.

A Gerente de Compras da AccorHotels, Gabriella Spinola, explica que o volume de vendas e o custo de todos os pratos são medidos instantaneamente para que o hotel possa avaliar o desempenho de uma determinada receita. As mudanças são mais rápidas e mais comuns para os cardápios do café da manhã e dos buffets, pois para o café sempre são escolhidas as frutas da época e, para os buffets, são montados cardápios semanais. “No menu do almoço, podemos trabalhar com quase todos os ingredientes da estação, com produtos frescos e preços atrativos”, afirma Gabriela.

Para abastecer os restaurantes com alimentos sempre frescos, a AccorHotels incentiva os hotéis a cultivarem hortas em seus espaços. A colheita pode ser usada para abastecer diariamente o menu do restaurante da unidade, além de compor as cestas de alimentos que ficam disponíveis para os clientes. “Tomilho, manjericão, alecrim, uma variedade de outros temperos, verduras fresquinhas e até PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) estão ao alcance dos hóspedes, colaboradores e visitantes em vários hotéis do grupo, como no Novotel Jaraguá, Pullman Ibirapuera e Mercure BH Lourdes”, finaliza ela.