AccorHotels anuncia compra de três marcas de luxo

AccorHotels anuncia compra de três marcas de luxo

150
0
SHARE
O grupo pretende gerar cerca de € 65 milhões em receitas e sinergias de custos graças à combinação das marcas

O grupo AccorHotels anunciou hoje a aquisição do FRHI Hotels & Resorts e suas três prestigiadas marcas de hotéis de luxo: Fairmont, Raffles e Swissôtel. Após a aprovação dos acionistas, na Assembléia Geral de Acionistas, em 12 de julho de 2016, esta adição de três marcas notáveis posiciona instantaneamente o grupo como um dos líderes no mercado global de hotéis de luxo.

A aquisição aumenta seu potencial de crescimento a longo prazo e rentabilidade, e expandindo significativamente o alcance da empresa na América do Norte, o maior e mais influente mercado consumidor do mundo. “Hoje é um grande dia para o nosso grupo. A aquisição dessas três emblemáticas marcas de hotéis de luxo é um marco histórico para a AccorHotels. Isso abrirá perspectivas de crescimento surpreendentes, alçando a nossa presença internacional a níveis sem precedentes e criando valor a longo prazo”, afirma Sébastien Bazin, Chairman e CEO do Grupo AccorHotels.

Um portfólio de marcas de reconhecimento global está se juntando ao grupo, incluindo a gestão de alguns hotéis históricos como Savoy, em Londres; Raffles, em Singapura; Fairmont, em São Francisco; The Plaza, em Nova Iorque; Fairmont Le Château Frontenac, na cidade de Quebec; e o Le Royal Monceau Raffles, em Paris.

Data Bier

Detalhes Finais

Após a aprovação dos acionistas na Assembleia Geral de Acionistas, a transação com a Autoridade de Investimento do Qatar (QIA) e a Kingdom Holding Company (KHC) da Arábia Saudita forneceu U$ 840 milhões (€ 768 milhões) em dinheiro e a emissão de 46,7 milhões em ações da AccorHotels e em consideração com as ações da FRHI já contribuídas. A transação dá, para a QIA e KHC, respectivas participações de 10,5% e de 5,8% no capital social da AccorHotels. Ali Bouzarif e Aziz Aluthman Fakhroo, da QIA, e Sarmad Zok, da KHC, se juntarão ao Conselho Administrativo do Grupo AccorHotels.

O grupo pretende gerar cerca de € 65 milhões em receitas e sinergias de custos graças à combinação das marcas, à maximização dos ganhos do hotel, ao aumento da eficiência de marketing, vendas e iniciativas de canais de distribuição e à otimização dos custos de suporte. Melhorias significativas também serão feitas em relação aos dados de clientes, graças à integração da base de clientes da FRHI, que inclui três milhões de associados, dos quais 75% se encontram na América do Norte.

A grande maioria dos 154 hotéis e resorts Fairmont, Raffles e Swissôtel (dos quais mais de 40 estão em desenvolvimento) e com 56.000 quartos, abrangendo 34 países e cinco continentes, são operados sob contratos de gestão a longo prazo, com prazo médio de cerca de 30 anos; seis hotéis são alugados e um hotel é de propriedade própria. As marcas Fairmont, Raffles e Swissôtel empregam mais de 45.000 colaboradores em todo o mundo.

Lobby do Swissôtel Krasnye Holmy, na Rússia
Lobby do Swissôtel Krasnye Holmy, na Rússia

Novo CEO de Marcas de Luxo

Em apoio à aquisição, e como parte de uma estratégia maior do grupo em reforçar seu segmento de luxo e de negócios de alto nível, a empresa nomeou Chris Cahill como CEO das Marcas de Luxo do Grupo. Neste cargo recém-criado, Chris, que também será um membro do Comitê Executivo da AccorHotels, liderará o processo de integração da FRHI, além de ser responsável pelas operações globais de estratégia e das marcas de luxo da AccorHotels. Essa nova estrutura incluirá a rede Raffles, Fairmont, o Sofitel Legend, So Sofitel, Sofitel, MGallery by Sofitel, Pullman e Swissôtel.

Com mais de 30 anos de experiência na indústria hoteleira, incluindo 19 anos trabalhando com a FRHI e suas empresas predecessoras, Chris está idealmente posicionado para liderar a integração das marcas Fairmont, Raffles e Swissôtel no portfólio da AccorHotels, e assegurará que as marcas de luxo do Grupo possam crescer e prosperar. Ele atuou, mais recentemente, como Vice-Presidente Executivo de Operações Globais na Las Vegas Sands Corp.

Novos acionistas para marcas de luxo

Durante a Assembléia Geral que foi realizada hoje, os acionistas do grupo aprovaram a nomeação de seis novos diretores: Aziz Aluthman Fakhroo e Ali Bouzarif, proposto pelo Qatar Investment Authority, Sarmad Zok, proposto por Kingdom Holding Company, e Jiang Qiong Er, Isabelle Simon e Natacha Valla como conselheiros independentes.

O Conselho de Administração tem agora 16 membros, incluindo um diretor representativo dos funcionários. Sete diretores são mulheres e 9 são independentes. Um novo diretor representante dos empregados será nomeado pelo Conselho Europeu do Trabalho do Grupo dentro das próximas semanas, de acordo com o estatuto social da companhia.

Sébastien Bazin, presidente e CEO da AccorHotels, comentou que os seis novos membros do Conselho que foram nomeados por acionistas de hoje estão trazendo enorme diversidade e experiência para AccorHotels. “Estou convencido de que sua expertise e pontos de vista serão de grande apoio para continuar a desenvolver a nossa estratégia de crescimento e inovação no futuro”, pontua.

As mudanças na estrutura acionista do Grupo e na composição do seu Conselho de Administração são regidos por acordos de acionistas individuais entre a AccorHotels e cada um dos QIA e KHC que estabelecem os princípios e objetivos das suas participações individuais.

Durante o fechamento da operação, Sébastien Bazin declarou que a aquisição da FRHI que foi finalizada prova a agilidade do Grupo em um setor de hospitalidade passando por grandes mudanças e reforça o serviço para clientes e parceiros. “Ela também permite que AccorHotels consolide sua base acionária, com dois investidores de renome que são grandes especialistas do setor global hoteleiro, tornando-se novos acionistas. Com o apoio da QIA e KHC, bem como a participação ativa dos seus representantes no trabalho do Conselho de Administração, nos colocam numa posição ideal para continuar a implementar nossa estratégia ambiciosa e de criação de valor”.

 

Trofeu 1
SHARE