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Accor investe €225 milhões em plano “Liderança em Hotelaria Digital”

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A rede francesa Accor acaba de anunciar que investiu cerca de €225 milhões no plano “Liderança em Hotelaria Digital”, considerado uma resposta global da rede para os deságios digitais, em um mercado definido pelo ritmo acelerado da mudança tecnológica e da evolução nos hábitos dos clientes.

O plano foi desenvolvido sob três metas: clientes, colaboradores e parceiros. Dentre os objetivos dele, estão: repensar e incorporar a tecnologia digital em toda a jornada do cliente, melhorar os serviços na oferta para parceiros investidores e consolidar a participação de mercado de distribuição do Grupo. O plano tem como pilares a infra-estrutura de TI e a gestão de dados e será implementado em oito programas, cujas entregas iniciais começarão no início de 2015.

De acordo com Sébastien Bazin, presidente e diretor executivo da Accor, “a Companhia está realizando uma transformação em nível estratégico, digital e administrativo. O plano aborda toda uma gama de desafios digitais e objetiva tornar a Accor a líder de um setor em rápida transformação. Combinar esses ativos com nossa nova ambição digital nos permitirá expandir nossa excelência operacional em toda a cadeia de valor do setor, para melhor se antecipar às expectativas dos clientes e impulsionar nossa liderança a longo prazo”, pontua.

Conheça os oito programas:
O plano inclui quatro programas focados no cliente que tem como objetivo melhorar o conhecimento dos mesmos, a hospitalidade com que são recebidos e os serviços fornecidos. Eles permitirão que a Accor aumente sua base de dados e desenvolva uma fidelidade adicional.

– O “Mobile First” considera a migração dos clientes para dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets, implementando um aplicativo móvel único incorporando todos os serviços da Accor antes, durante e depois das estadias nos hotéis da rede.
– O “Customer Centric” vai desenvolver e utilizar de maneira otimizada os bancos de dados para garantir o acompanhamento e serviços personalizados, além de centralizar as opiniões em uma única plataforma conhecida como a “Voz dos Hóspedes”.
– O “Seamless Journey” vai garantir a conveniência dos clientes em cada etapa de sua experiência, com soluções eletrônicas de pagamento, reserva com um clique, check-in on-line e o cartão virtual Le Club Accorhotels.
– O “Mice & BtoB” vai desenvolver soluções digitais inovadoras para os negócios, tais como reserva on-line de instalações para seminários e incorporará cada vez mais os serviços BtoB no website de reserva global, accorhotels.com.
Além disso, o plano também inclui programas para os empregados e parceiros do Grupo:
– O “Employee Frendly” objetiva simplificar as tarefas de recepção usando tablets e smartphones, desenvolver soluções de treinamento on-line e encorajar a experiência compartilhando via “AccorLive”, a rede social interna.
– O “Owner & Franchise Centric” objetiva tornar a Accor a parceira mais eficiente e transparente, notadamente oferecendo uma política de preço dinâmica abrangente e soluções de gestão de receita, um portal específico para acessar informações e serviços personalizados e um processo de faturamento otimizado, iniciando em 2015.

A transformação digital do Grupo também envolve criar ferramentas e sistemas de TI ainda mais robustos e ágeis. Para atingir esse objetivo, os programas a seguir serão implementados em 2015:
– O “Infrastructure Transformation” vai focar na otimização de sistemas para agilizar a implementação de novos serviços e se manter no ritmo dos crescentes volumes de transação.
– O “Business Intelligence & Analytics” vai garantir que as decisões operacionais estejam cada vez mais baseadas nas análises de grandes volumes de dados coletados, particularmente em hotéis.

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