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Accor Hotels teve queda na receita no Brasil em 2016, mas comemora performance

A queda de queda de 1,4% no Brasil se destoou do restante da América do Sul, que registrou alta de 2,2% na mesma comparação, com destaque para Colômbia e Peru

A rede hoteleira francesa promoveu agora há pouco uma coletiva de imprensa no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera para apresentar o resultado obtido no ano de 2016. Diversos Vice-presidentes estavam presentes para apresentar os números de suas respectivas áreas. Mesmo registrando uma queda de 1,4% na receita no Brasil, a Accor Hotels comemora a performance, pois os hotéis associados ao FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (na qual a Accor Hotels também faz parte), registrou uma queda de 6,3% na taxa de ocupação e de menos 3,7% no RevPar (receita por apartamento). Este resultado da Accor Hotels no Brasil se destoou do restante da América do Sul, que registrou alta de 2,2% na mesma comparação, com destaque para Colômbia e Peru. “Nossa performance em 2016 no Brasil não foi tão ruim, pois foi um ano bastante complicado e sentimos os efeitos da instabilidade política econômica que vive o País. Tivemos uma Olimpíada bem melhor do que esperávamos, e o desempenho acabou sendo compensado pelos outros países da região”, avalia o CEO da Accor Hotels na América do Sul, Patrick Mendes.

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Ele ressalta que mesmo com o atual cenário a Accor Hotels colocou 31 hotéis em operação na América do Sul no ano passado. “Com isto o desempenho no Brasil sobe para uma alta de 2,4%, além de termos apresentado novidades como a estreia das marcas Mama Shelter e MGallery no Rio de Janeiro, a remodelação do Ibis Styles em São Paulo com um novo conceito, e a chegada do Grand Mercure a Belém”, mencionou Mendes lembrando que a Accor Hotels conta com 252 hotéis no Brasil e 289 na América do Sul. “Reforço que nossa meta é chegar a 500 hotéis em operação até 2020 na América do Sul”.

Abel Castro: ““Estamos bem otimistas que o cenário econômico vai melhorar muito no Brasil a partir deste ano e devemos voltar a ter de 20 a 25 contratos assinados por ano”

Novos contratos assinados

Abel Castro, Vice-Presidente Senior de Desenvolvimento para a América Latina da Accor Hotels disse que foram assinados nove contratos para novos hotéis no Brasil em 2016, além de um na Argentina, seis na Colômbia e cinco no Peru. “Estamos bem otimistas que o cenário econômico vai melhorar muito no Brasil a partir deste ano e devemos voltar a ter de 20 a 25 contratos assinados por ano. A queda da taxa de inflação é um bom sinal, pois diminui as taxas de juros e isto anima os investidores”, diz Castro, lembrando que a Accor Hotels possui 10.452 investidores.

Mendes se mostra bastante otimista para 2017 e afirma que espera um crescimento de 4,6% em vendas na região. No Brasil, o crescimento deve ficar em torno dos 5% a 6%. E para este crescimento, aquisições e investimentos mundiais feitos pela Accor Hotels serão fundamentais. “Investimos US$ 3 bilhões no final de 2015, na compra do grupo que controla as marcas de luxo Fairmont, Raffles e Swisshotel. Devemos trazer estas bandeiras para o Brasil, pois o País está engatinhando neste segmento e tem muito potencial para crescer, assim como na marca Jo&Joe. Ela foi criada para millennials e terá sua primeira unidade a ser inaugurada no próximo mês de maio, na região de Bordeau, na França. Já temos um grupo de trabalho criado no Brasil para buscar investidores e localidades, pois este conceito é mais do que um hotel, é uma open house”, explica Mendes.

Patrick Mendes esteve com quase todos os seus Vice-presidentes fazendo a divulgação dos resultados obtidos em 2016

Aquisições para fortalecer crescimento

Outras aquisições foram destacadas por Mendes como alavancas de consolidação da Accor Hotels e ele citou marcas como Onefinestay, Oasis Collection, Travel Keys e Banyan Tree. Com isto, a Accor Hotels se fortalece no segmento de lazer e espera chegar a 20% da operação total no Brasil e 40% globalmente até 2020.

A plataformas de distribuição FastBooking, adquirida pela Accor Hotels em 2015, abriu espaços para os hotéis independentes. “Nossa estratégia é ofertar aos clientes 10 mil novos hotéis dentro de nosso portfólio de distribuição. Para o Brasil, a estratégia é oferecer pelo menos 200 hotéis em 30 cidades brasileiras”, avalia Mendes. E Abel Castro completou: “Já temos 42 contratos assinados de hotéis independentes e alguns verdadeiros ícones, como Ca´D´Oro e o hotel Senac Campos do Jordão. Estamos com uma expectativa muito grande de crescer rapidamente utilizando esta plataforma”, conclui Castro.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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