Administração

Accor chega a 200 hotéis no Brasil

Com presença em 84 cidades e oferta de 33 mil quartos, a rede Accor acaba de atingir o número de 200 hotéis em solo brasileiro. A rede comemora o marco e segue com seu forte plano de expansão, no qual até 2018, serão inauguradas mais 155 unidades no País, o que representa um aumento de 75% no número de quartos. 

O Brasil é o terceiro maior mercado da Accor no mundo e o mais importante nas Américas. E, para o grupo, ainda há um grande espaço para crescer, não apenas nos principais centros urbanos, mas também em cidades consideradas secundárias e terciárias. “Os grandes eventos trouxeram uma ótima onda de novos projetos de infraestrutura para o turismo e a hotelaria, com uma série de incentivos que foram criados. Esse fato, atrelado à motivação dos investidores, impulsionou o desenvolvimento nas principais cidades do País”, afirma Roland de Bonadona, CEO Accor Américas & Caribe.

Segundo estudos do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, as cidades com maior potencial de desenvolvimento ficam na região Sudeste (59% dos empreendimentos até 2016), Sul (16%), Nordeste (12%), Centro Oeste (7%) e Norte (6%). São justamente os segmentos econômico e supereconômico os que mais crescem no Brasil. “O modelo de franquia hoteleira foi a solução encontrada para esse desenvolvimento em maior escala, uma vez que nos permite encontrar os parceiros ideais com raízes locais e potencial para o desenvolvimento de hotéis nessas regiões”, acrescenta o executivo.

Como exemplo de algumas cidades secundárias, e até terciárias, que vão receber hotéis da bandeira ibis estão Bacabal (MA), Não me Toque (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Manhuaçu (MG), Umuarama (PR), Parauapebas (PA). O segmento de categoria midscale – que atende viajantes tanto a negócios quanto a lazer que exigem serviços completos de hotelaria, incluindo eventos, alimentos e bebidas – vem acompanhando a necessidade de mercados mais consolidados.

Já o segmento upscale está mais restrito a mercados primários onde há espaço para desenvolver produtos desse porte. Uma das estratégias usadas pela Accor para crescer neste segmento foi a aquisição do Grupo Posadas na América do Sul, em 2012. Com investimento de US$ 275 milhões, a rede francesa ficou com a operação de 15 hotéis das marcas Caesar Park e Caesar Business – 11 no Brasil, dois na Argentina e dois no Chile – e mais 14 projetos assinados.

Além da chegada de novas marcas, a Accor aposta em novos modelos de negócio para seguir com seu plano de expansão, principalmente com franquias. Metade dos novos contratos de 2014 (37) já segue esse modelo. Outra tendência que tem contribuído bastante para a velocidade do desenvolvimento é a formação de grupos investidores que se transformaram em agentes financiadores de projetos hoteleiros, os chamados clusters.

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA