HOME Matérias Trade Abracorp registra queda de vendas no terceiro trimestre do ano

Abracorp registra queda de vendas no terceiro trimestre do ano

1
0
SHARE

Em linha com o atual cenário econômico, pela primeira vez desde 2010, ano de sua fundação, a Abracorp – Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas apresentou retração no volume de vendas no terceiro trimestre deste ano. O registro foi obtido a partir da sua pesquisa de vendas, a qual mostrou o alcance de R$ 3,3 bilhões no período, o que totaliza mais de R$ 9,7 bilhões no acumulado do ano.

O relatório Abracorp aponta que no período as tarifas médias de todos os segmentos apresentaram queda e chama a atenção para a movimentação aérea em voos domésticos, com -10,0%, ainda que algumas das empresas tenham apresentado crescimento em sua tarifa média. A Tam continua liderando o mercado com 32,8% em vendas e a Gol lidera em bilhetes (32,6%). 


Na hotelaria nacional, a situação se repetiu com uma queda de -5,9% nas vendas e -1,2% na quantidade de diárias. Accor e Atlantica continuam líderes do segmento, que concentra nos hotéis independentes a sua maior participação (46%). Pequena variação de tarifa (-5%) foi registrada. Neste cenário, surpreende o crescimento da Rede BHG em diárias (105,4%) e em faturamento (59,5%).

Em linhas gerais, todos os números Abracorp mostram os efeitos de um ano atípico no Brasil, com impactos diretos no setor de viagens corporativas. Mesmo alguns segmentos específicos terem tido um crescimento, no geral, a produção foi 7,5% menor do que a registrada em 2013, devendo manter esse ritmo até o final do ano.


Para os empresários da Abracorp é prematuro prever o comportamento do mercado de viagens corporativas em 2015, pois o desempenho do setor tem conexão direta com as próximas decisões macroeconômicas que o novo governo definirá. É certo para a Abracorp, entretanto, que os investimentos em infraestrutura devem ser acelerados e isso, por si só, já é um bom indicador para o setor produtivo e a retomada do crescimento.


A pesquisa completa está disponível no site www.abracorp.org.br, na coluna de Estatísticas.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image