Trade

Abracorp divulga resultados do setor de viagens corporativas no 1º semestre

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas divulgou à imprensa, na tarde desta quinta-feira (31), os números referentes à movimentação do setor no primeiro semestre deste ano, em coletiva de imprensa realizada no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, zona sul da capital paulista. Os dados integram a pesquisa de vendas da entidade, efetuada com o apoio das 31 agências de viagens associadas.

Segundo Edmar Bull, Presidente do Conselho de Administração da entidade, as agências de viagens Abracorp registraram crescimento de 5,5% no primeiro semestre, mesmo com as dificuldades causadas à indústria de viagens e turismo como um todo durante o período da Copa do Mundo. Quanto a um número preciso de passageiros corporativos, Bull afirmou que “a medição é muito falha. É difícil mensurar pois muitos executivos levam acompanhantes nas viagens, que vão com propósito de lazer”.

No que concerne à hotelaria nacional, o setor registrou incremento de 13,1% em room nights e um acumulado de R$ 4,9 milhões. A rede BHG – Brazil Hospitality Group/Solare foi a principal responsável por este bom desempenho, apresentando crescimento de 113,5% em número de diárias. Em contrapartida, neste primeiro semestre, os brokers exibiram uma performance negativa (-75,3%), fruto do volume de 95.739 diárias – em 2013, este número foi de 387.194. Luis Vabo, conselheiro da associação, disse que este desempenho dos brokers não configura uma tendência. “É preciso obter mais resultados para entendermos a participação deste meio no setor”, completa.

De um modo geral, as vendas no setor hoteleiro cresceram 1,2%, sobretudo devido à forte atuação do grupo BHG – Brazil Hospitality Group/Solare, o qual movimentou mais de R$ 24,3 milhões e obteve variação de 74,7%. A Rede Slaviero Hotéis também teve um semestre positivo, respondendo por R$ 8,7 milhões das vendas, fator que resultou em um crescimento de 47,7%. Gervásio Tanabe, Diretor Executivo da Abracorp, comentou que “há um grande esforço para que se consiga oferecer mais sustentabilidade à cadeia hoteleira, inclusive economicamente”.

A pesquisa apontou ainda que os hotéis independentes obtiveram a melhor participação no mercado de viagens corporativas no que diz respeito ao volume de diárias, atingindo os 50%. A segunda maior fatia está concentrada em “outras redes” (19,5%). Em seguida aparecem Accor (9%) e Atlantica Hotels International (6,8%).

O segmento corporativo do turismo representou grande parcela de contribuição ao PIB brasileiro, com mais de 60%, sendo 34% oriundas das associadas à Abracorp. Na categoria “eventos e serviços”, o destaque foi para o segmento de eventos corporativos, que movimentou mais de R$ 272 milhões e se manteve à frente de “demais serviços” (R$ 87,4 milhões), pacotes de viagens (R$ 48,7 milhões), cruzeiros (R$ 1,6 milhão) e cartões de assistência (R$ 1,2 milhão). O setor como um todo cresceu 7,9%.


Setor aéreo cresce em volume de vendas

Entre os meses de janeiro e junho, o setor aéreo doméstico registrou variação positiva de 7% em vendas, levando em consideração a performance das companhias aéreas Avianca (33%), Azul (13,5%), GOL (-0,8%), TAM (5,9%) e demais empresas (-22,7%). A movimentação total alcançou mais de R$ 2,6 bilhões. 

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA