HOME Matérias Aconteceu ABIH/SP e ABNT lançam Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da hotelaria...

ABIH/SP e ABNT lançam Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da hotelaria paulista na Fispal Hotel

4
0
SHARE

Com o objetivo de oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um amplo programa de informação e orientação visando à eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem, a ABIH/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, em parceria com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, lançaram oficialmente agora há pouco na terceira edição da Fispal Hotel, que acontece no Pavilhão de Exposições da Expo Center Norte, Zona Norte da capital paulistana, o “Selo de Acessibilidade e Inclusão Social”, acompanhado por um programa contínuo de sensibilização e capacitação sobre as necessidades de funcionários e clientes com características físicas e sensoriais especiais. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento autoridades políticas e diretores de entidades paulistas que lutam pela acessibilidade e inclusão de cadeirantes e deficientes físicos no estado e do País. 

 

Para o Presidente da ABIH/SP, Bruno Omori, a entidade está convencida de que, com a adoção deste selo dos hotéis e do conceito internacional de Desenho Universal na execução dos projetos de novas edificações, através de fornecedores com este selo e com a aplicação das normas de acessibilidade da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, apontadas pela legislação, na adequação das situações já consolidadas da rede hoteleira, que é possível tornar natural e economicamente viável a implantação destas políticas empresariais voltadas ao respeito à diversidade humana. “Também que permitam a inclusão econômica e social destas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas diversas modalidades do setor de turismo. Este selo já consideramos como um marco para a hotelaria nacional, e contribui em muito pela causa da inclusão, acessibilidade, economia e o desenvolvimento destas políticas no País”, destacou Omori.

 

O Coordenador de Mobilidade e Inclusão da ABIH/SP, Edison Passafaro, apresentou o Programa de Acessibilidade e Inclusão Social da ABIH/SP enfatizando  a parceria da ABNT que é de fundamental importância e agrega um valor maior para este projeto. “Inicialmente será feito o envio para os associados e envio do material do programa e um pacote de toda legislação sobre mobilidade urbana e de empregabilidade, e uma pesquisa sobre as condições de acessibilidade dos hotéis. Com este mapeamento da hotelaria, vamos elaborar um guia de acessibilidade e inclusão social dos hotéis adequados aos deficientes físicos, e em publicações de materiais informativos e campanhas de conscientização social para os hóspedes e os hoteleiros. Também vamos fazer palestras, treinamentos e oficinas de sensibilização e informação para o atendimento voltado aos deficientes físicos. Em parceria com a ABNT forneceremos aos hoteleiros cursos de orientação jurídica e das normas técnicas exigentes para os projetos de edificações acessíveis e da comunicação tátil e sensorial. Por fim implantaremos programas de vistorias nos meios de hospedagens pré-selecionados para receberem o Selo de Acessibilidade, que terá que cumprir todas estas etapas. Para passar ao usuário a certeza absoluta que aquele hotel oferecerá autonomia e segurança em sua estadia”, explicou Passafaro. 

 

Passafaro finalizou pedindo as autoridades e entidades presentes na cerimônia que lutem e abracem esta causa do trade turístico, para tornar um País mais acessível e oferecer o mínimo de qualidade para o atendimento destes cidadãos que também são turistas. 

 

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o linkhttp://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis 

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image