HOME Matérias Aconteceu ABIH é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

ABIH é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

321
1
SHARE
Hoteleiros, representantes de entidades e homenageados no palco da Câmara dos Deputados

A solenidade bastante prestigiada reforçou ainda mais a representatividade da principal entidade do setor no Brasil

Direto de Brasília (DF) – Terminou agora há pouco no plenário Ulysses Guimarães,  na Câmara dos Deputados em Brasília, a Sessão Solene de comemoração dos 80 anos de atividades da ABIH — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Hoteleiros de diversas partes do Brasil estiveram reunidos, assim como representantes de entidades e autoridades públicas, como os deputados federais, Herculano Passos (PSD/SP), Carlos Marum (PMDB /MS), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) e Magda Monfatto (PR/GO). O Ministro de Estado do Turismo, Marx Beltrão e o Presidente da EMBRATUR, Vinícius Lummertz também estiveram participando desta sessão solene.

Além do Ministro Marx Beltrão, foram homenageados o Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Herculano Passos, o Presidente do Sistema CNC, Antônio Oliveira Santos (que foi representante por Alexandre Sampaio, Presidente do Conselho de turismo da CNC), o Diretor da Castelli Escola Superior de Hotelaria, Geraldo Castelli, o Jornalista de Turismo, José Guilherme Schwan e o Ex-presidente da ABIH Nacional, Eraldo Alves da Cruz.

Além desses, também foram homenageadas várias pessoas de grande importância para o segmento da hotelaria como: Raimunda Helena Rodrigues de Araujo – Profissional que representou todos os trabalhadores da Hotelaria no Brasil, Jair Corrêa, Mariah de Meirelles Fonseca, Maurício Pinheiro de Medeiros, Paulo César Boechat Lemos e Tadeu Pinto.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos deputados
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos deputados

Setor dinâmico e essencial

A Deputada Magda abriu os discursos lendo uma carta do Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Maia, que entre os principais tópicos, dizia: “Oferecer hospedagem é uma das atividades mais antigas da humanidade e ela não ficou parada no tempo. A hotelaria é um setor dinâmico e com a tecnologia e investimentos, alavancou a prestação de serviços. Hoje existem hotéis para todos os segmentos e atividades e características comuns a qualidade dos serviços, o que faz atrair os hóspedes. A ABIH merece os aplausos da Câmara dos Deputados. O País tenta reencontrar o caminho da prosperidade e reencontrar o caminho no exterior com os ciclos dos eventos sediados. Isto será fundamental para superar as marca de 6 milhões de turistas estrangeiros ano. O trabalho da hotelaria contribui para avançar as atividades do comércio, turismo, cultura e gastronomia”.

Dilson Jatahy Fonseca Jr: "Somos essenciais ao turismo e desenvolvemos totalmente a atividade "
Dilson Jatahy Fonseca Jr: “Somos essenciais ao turismo e desenvolvemos totalmente a atividade “

Em seguida, Dilson Jatahy Fonseca Jr, Presidente da ABIH Nacional fez seu discurso destacando que: “Somos essenciais ao turismo e desenvolvemos totalmente a atividade e esta casa do povo percebe e valoriza. Com grande satisfação é que recebemos esta homenagem que será um marco para a história de nossa entidade e motiva o árduo trabalho em defesa do turismo. Estamos muito felizes em estar aqui com inúmeros hoteleiros de todos os estados do Brasil, nesta semana em que se comemora a Proclamação da República. Nosso setor tem uma importância vital na economia, mas mesmo assim, somos penalizados com uma carga altíssima de tributos, assim como taxações absurdas como o ECAD. Isto necessita ser revisto, pois nosso setor contribui de forma rápida para a retomada da economia brasileira. Já tivemos alguns importantes avanços nos últimos anos, como o fim de vistos para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, mas temos muito a alcançar ainda para sermos competitivos”, justificou Dilson.

 Vinicius Lummertz: "o mundo inteiro percebeu que o turismo acabou saindo do limite da palavra. “É uma mega indústria e que consegue retomar e alavancar a economia de vários países"
Vinicius Lummertz: “o mundo inteiro percebeu que o turismo acabou saindo do limite da palavra. “É uma mega indústria e que consegue retomar e alavancar a economia de vários países”

Alavanca da economia

Para o Presidente Vinicius Lummertz, o mundo inteiro percebeu que o turismo acabou saindo do limite da palavra. “É uma mega indústria e que consegue retomar e alavancar a economia de vários países como os Estados Unidos, Japão e França. Estamos longe de alcançar estes países, assim alguns da América Latina que estão investindo de forma agressiva nesta atividade, mas é um objetivo a ser alcançado nos próximos anos. Sediamos grandes eventos e temos condições plenas de alavancar o turismo no Brasil. Temos macro reformas em curso no Governo Temer para que o turismo seja uma alavanca da economia”, ressaltou Lummertz.

Clique na foto e confira um video sobre a solenidade
Clique na foto e confira um video sobre a solenidade

Para a Deputada Magda Monfatto (PR/GO), que também é hoteleira e fundadora do Grupo diRoma, em caldas Novas (GO), a hotelaria evoluiu muito nos últimos anos. Hoje ela é capaz de responder com eficiência e rapidez a qualquer tipo de turista. “O atual cenário econômico é uma prova que a hotelaria nacional supera que consegue superar. Temos tudo para ser um dos maiores pólos de turismo no mundo e com trabalho e dedicação conseguiremos, mas devemos ser ainda mais criativos para superar os desafios. Os serviços são as principais alavancas de economias desenvolvidas. Temos belezas naturais e hospitalidade inerente do povo e vamos superar as adversidades”, declarou a deputada Magda.

Herculano Passos: “Completar 80 anos não é tarefa fácil e a ABIH vem contribuindo para fortalecer a economia nacional"
Herculano Passos: “Completar 80 anos não é tarefa fácil e a ABIH vem contribuindo para fortalecer a economia nacional”

Tomando a palavra, o Deputado Herculano Passos destacou os esforços de sua gestão na Frente Parlamentar e enfatizou os seguintes aspectos defendidos: O hotel não tem que pagar o ECAD. Fim da exigência dos vistos aos turistas norte-americanos, canadenses japoneses e australianos. Legalização dos jogos de azar e regularizar o trabalho intermitente. “Completar 80 anos não é tarefa fácil e a ABIH vem contribuindo para fortalecer a economia nacional. Imprime a marca de solidez, credibilidade de uma entidade que merece todo reconhecimento e respeito”, destacou Herculano.

MarxBeltrão: "O Brasil precisa avançar e para isto estamos criando condições no turismo"
Marx Beltrão: “O Brasil precisa avançar e para isto estamos criando condições no turismo”

Desburocratizar e ser competitivo

E finalizando os discursos, o Ministro Beltrão criticou a alta carga tributária do setor do turismo e se posicionou a favor da redução, mas enfatizou que isto não vai diminuir a arrecadação dos tributos por parte do Governo Federal. Entre outros pontos destacados pelo Ministro Beltrão em sua gestão, está a luta pela flexibilização da mão de obra que deverá ser debatida na reforma da Lei Geral do Turismo. “Estamos empenhados também na diminuição da burocracia de licenças ambientais para se construir novos hotéis. O Brasil precisa avançar e para isto estamos criando as áreas de interesse do turismo. Avançar também na concessão dos parques públicos, pois temos parques muito poucos visitados, apesar do grande potencial que possuímos. Temos exemplos de concessões de parques que deram certos, como em Foz do Iguaçu e Fernando de Noronha. O Presidente Temer me deu a missão de fazer do turismo um vetor de desenvolvimento para o Brasil e estamos empenhados nisto. Nossa meta é reduzir a burocracia, diminuir a tributação e aumentar a competitividade. Para isto é de essencial importância a parceria com a iniciativa privada”, concluiu os discursos o Ministro Beltrão.

Manoel Cardoso Linhares entregando uma placa de homenagem ao Ministro do Turismo, Marx Beltrão
Manoel Cardoso Linhares entregando uma placa de homenagem ao Ministro do Turismo, Marx Beltrão

Logo após a solenidade houve um coquetel aos convidados servido no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Confira a seguir alguns momentos deste evento.

alexandre-sampaoio-e-vinicius bruno-omori bruno-omori1

eduardo-cavalcanti eliseu eraldo-alves-da-cruz-e-manoel-lisboa francisco-calvo geraldo-castelli glicerio-lemos hoteleiros-1 hoteleiros jaime-menin jesse-resende jose-guilherme-schwan jose-guilherme julio-consentino luisa-carlos-nunes manoel-lisboa manuelina-hardman mariah-de-meirelles-fonseca marx-beltrao orlando-de-souza paulo-cesar-boechat-lemos raimundo-gomes-de-matos rosana-ferraz tete-bezerra tropical-hoteis unidestinos

SHARE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image