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ABG promoveu 1º Workshop de Gestão e Hospitalidade na Equipotel 2016

A ABG — Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria promoveu ontem o 1º Workshop de Gestão e Hospitalidade na feira Equipotel 2016 que acontece no São Paulo Expo, na zona Sul paulistana.

O evento apresentou uma nova grade com conteúdo direcionado aos profissionais que atuam no setor hoteleiro, sejam na área de atendimento, na gestão operacional da área de hospedagem e/ou no setor de governança. Os temas trataram de Hospitalidade, liderança, estrutura e a gestão do setor de governança no Brasil. Quem fez a mediação do evento foi a palestrante, consultora e mestra em hospitalidade, Maristela Sugiyama.

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O evento trouxe uma grande contribuição ao departamento de governança hoteleira e renomados profissionais do setor estiveram presentes como Laura Santi, mestra pela PUC e Pós -Graduada em Gestão hoteleira pelo SENAC. Ela ministrou o tema Os princípios da Hospitalidade.

Laura começou criticando o modelo de administração adotado atualmente por alguns hotéis, que tendem a complicar ao invés de solucionar os problemas. “Às vezes, soluções simples dão conta do que é mais complicado, e ‘sorriso’ não substitui serviço ruim”, declarou.

Sobre os meios de hospedagem, Laura comenta que a estadia do cliente é separada em três momentos. ”A satisfação do hóspede é separada em três momentos: o Antes, que simboliza sua expectativa quanto a hospedagem; o Durante, que é a própria experiência vivenciada por ele; e o Depois, que é seu veredito”, explicou.

Ela ainda alerta que as informações sobre o hotel em sites de avaliação e comentários na internet possuem grande influência, e é um fator decisivo na escolha do hóspede. “A internet com certeza é o maior propagador. Hoje, a gente se pergunta se esse poder realmente devia existir”.

Com relação à gestão de experiência e qualidade, a diretora expõe prontamente suas criticas. “É uma pena que os gestores só enxergam os números como a taxa de ocupação e REVpar. É necessário dar mais atenção ao feedback do cliente. Ou o hotel se adequa ao cliente, ou ele está fora”, destacou.

Em seguida, Renata Hernandes ministrou o tema liderança. A Consultora Renata é Socióloga, Profissional Coach, Analista Comportamental especializada em Gestão por Competência e diretora da Consultoria G. Ela conduziu o tema com uma abordagem bastante humanista. Ao final, a consultora deixou uma importante reflexão sobre o papel das lideranças frente às demandas comuns em todas as organizações, principalmente, como a nossa atitude pode mudar uma história.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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