HOME Matérias Trade ABAV-PR pleiteia viagens diárias de trem entre Curitiba e litoral do Paraná

ABAV-PR pleiteia viagens diárias de trem entre Curitiba e litoral do Paraná

52
0
SHARE
A associação estava acompanhada de representantes de outras entidades e empresas ligadas ao tema - Crédito: Divulgação

O presidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo, participou no dia 13 de junho, da audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Paraná. Estiveram presentes entidades e empresas ligadas ao Turismo, Ministério Público, Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), associações de moradores do litoral e políticos da região litorânea, além do deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia. O grupo discutiu o retorno da circulação diária de trens para passageiros no trecho entre Curitiba, Paranaguá, Antonina e Morretes.

O trecho foi reduzido no início de 2018. Nos meses de baixa temporada, de março a junho e de agosto a novembro, o trem tem trajeto apenas aos finais de semana e nos feriados, devido a uma orientação da ANTT no regime de permissão da operação do trem de turismo. A decisão é criticada por comerciantes, empresários e cidadãos e motivou grandes movimentos na região. A população reivindica, além da volta da frequência do trem, tarifas compatíveis com o preço das passagens rodoviárias.

A audiência pública não foi conclusiva, mas ficou marcado um prazo de 15 dias para debate entre os envolvidos – ANTT, Serra Verde Express e Rumo – para chegar a uma solução. Para o presidente da ABAV-PR, o caso merece atenção. “Passear de trem é algo muito atrativo e essa linha é vital para ampliar o movimento turístico e social na região, não apenas nos finais de semana, mas em todo o ano. O trem é patrimônio nacional e precisamos valorizar nossos produtos turísticos e ter ainda mais opções para oferecer ao turista que vem conhecer o nosso Estado”, disse Antonio Azevedo, ressaltando o trem como meio de transporte sustentável.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image