HOME Matérias Gastronomia ABAGA e FiaFlora promovem evento que integra alta gastronomia e flores

ABAGA e FiaFlora promovem evento que integra alta gastronomia e flores

8
0
SHARE

A ABAGA — Associação Brasileira da Alta Gastronomia promoveu nos dias 24 e 25 de julho em conjunto com a THS Associados Feiras e Exposições, e apoio da Revista Hotéis, o Flores, Aromas & Sabores da Terra — Caminhos Brasileiros para o Turismo Sustentável. O evento aconteceu no centro de eventos e Mercado Gourmet do Mercado Municipal, situado no centro da capital paulista, e fez parte da promoção da 12ª FiaFlora ExpoGarden — Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura que estará acontecendo nos dias 24 a 27 de setembro de 2009, no Centro de Convenções Anhembi. “O objetivo deste evento é divulgar a tradicional culinária regional alinhada a beleza, exoticidade e plasticidade das flores e plantas ornamentais aos mais saborosos ingredientes, pela refinada arte dos chefs”, destaca Teodoro Henrique Silva (Foto ao lado), Diretor da THS, empresa organizadora e realizadora da FiaFlora.
Este evento homenageou a Região Sudeste com pratos tradicionais da culinária mineira, paulista, carioca e capixaba. Houve aulas shows no espaço Gourmet sobre o preparo de pratos típicos que estavam sendo preparados e a imagem era exibida num telão no espaço de eventos onde o público observava atentamente, assim como demonstração de arte floral.
O Chef confeiteiro Rafael Barros  (Foto ao lado) apresentou uma aula de como fazer um doce de abóbora com coco típico do Espírito Santo, assim como o doce de leite mineiro. Já o Chef Marcelo Pinheiro (Foto abaixo ao lado) preparou uma moqueca capixaba e uma costela de porco recheada com mandioca tipicamente mineira que quebrou o regime de muitos visitantes que puderam harmonizar os pratos com variados vinhos Salton. Para homenagear a culinária carioca o Chef João Leme (Foto ao lado), que é o atual presidente da ABAGA, apresentou uma feijoada vegetariana que fez um grande sucesso. Para homenagear São Paulo, o Chef confeiteiro Rafael Barros preparou sobremesas típicas deliciosas.
Vários estandes foram montados (Foto) expondo produtos variados como plantas, vasos e acessórios para jardins e decoração. Num espaço cercado por flores o público assiste confortavelmente sentado em frente a um grande telão as imagens dos chefes preparando as deliciosas receitas no andar superior, e ao vivo vários especialistas fazendo arranjos florais e ensinando suas técnicas.
De acordo com Teodoro haverá quatro outros eventos para divulgar a culinária das demais regiões brasileiras. “Em agosto homenagearemos a região Sul, em setembro a região Centro-oeste, em novembro a região Nordeste e em dezembro ou janeiro encerraremos o projeto homenageando a região Norte do Brasil. Estou convicto que o projeto Flores, Aromas & Sabores da Terra contribuirá em muito para informar e educar a população sobre o imenso valor da natureza e da cultura brasileira e com isto, incentivará o fluxo turístico nestas regiões”, avalia Teodoro.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image