HOME Matérias A segurança na hotelaria brasileira será debatida em Fórum

A segurança na hotelaria brasileira será debatida em Fórum

198
0
SHARE
O evento fará um amplo debate da segurança na hotelaria brasileira

Poucos hotéis no Brasil trabalham com estandartes fixos e definidos para segurança por falta de legislação, em um País cada vez mais violento. Segurança muitas vezes é percebida como um custo em um hotel que trata a questão de forma improvisada, mas esquece que está exposto a inúmeros riscos e inseguranças. Estes são capazes de comprometer suas atividades, além de provocar prejuízos materiais e até mesmo físicos às pessoas. Assaltos, homicídios, penetração em sistemas informatizados, sequestros, atentados terroristas, sabotagem e espionagem são alguns dos riscos. Existem outras vulnerabilidades que podem trazer impactos para as empresas e clientes do setor de turismo, como falhas de procedimento, grandes exigências de mercado e exposição das marcas.

O auditório do Club Homs cabe 144 pessoas confortavelmente sentadas e um foyer de 120 m2 – Foto – Divulgação

Diante destes fatos, a Revista Hotéis vai realizar no próximo dia 23 de agosto, no Club Homs, (Av. Paulista, 735 – na capital paulista) um Fórum de Segurança Hoteleira para um amplo debate de visão estratégica da segurança. O Fórum reunirá renomados profissionais e formadores de opinião e as pessoas chaves das redes, para introduzir o assunto através de palestras e painéis de debates. O objetivo é despertar o setor de hospitalidade da importância e as possibilidades para melhorar a segurança.

Amplos debates

O Fórum pretende responder as seguintes questões: Como implantar e administrar a gestão de segurança e de risco (mapeamento de ameaças e vulnerabilidades e os procedimentos de reação em caso de ocorrências com grande sensibilidade); A segurança física/patrimonial e a segurança da informação: tendências, benchmarks e exemplos de sucesso e Como implantar uma nova cultura de segurança no ambiente hoteleiro.

Otavio Novo é quem inicia o Fórum com uma palestra sobre Gestão de Riscos e Crises – Foto – Divulgação

O Fórum de inicia com uma palestra de Otávio Novo – Advogado, profissional de Gestão de Riscos e Crises, com 16 anos de atuação em empresas líderes nos setores de serviços, educação e hospitalidade. Foi responsável durante seis anos pelo Departamento de Segurança e Riscos da AccorHotels em nove países da América Latina. Ele abordará o tema: Como implantar e administrar a gestão de segurança e de risco.

Logo após haverá o painel Segurança hoteleira no Brasil: Carências e soluções. O assunto será debatido por Inbal Blanc que conta com mais de 17 anos de experiência na área da segurança pessoal e patrimonial e de gestão de Riscos e Mario Cezar Nogales é autor de sete livros específicos para a hotelaria e com passagem por grandes redes. Completa o painel com José Jacobson Neto que é Presidente da ABREVIS — Associação Brasileira das Empresas da Segurança, Vice Presidente da FESESUL —Federação Sul – Americana de Segurança. Presidente do GRUPO GP: Guarda Patrimonial de São Paulo.

Inbal Blanc já fez parte das tropas de elite do exército de Israel – Foto – Divulgação

Segurança da informação

Este é o tema da palestra em seguida que terá a participação de Dionísio Campos é Gerente de segurança e riscos da AccorHotels América Latina e Euler Firmo. Ele é formado em gestão em segurança e esteve durante quatro anos exército trabalhando na Guarda Presidencial, com especialização em segurança de autoridades, consultor de segurança e analista de riscos.

Após o almoço, Segurança Contra Incêndio em Meios de Hospedagem – Legislação e Métodos será o tema da palestra do Coronel PM aposentado Adilson de Toledo Souza. Ele é Mestre em “Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública”, com especialização em atividades do Corpo de Bombeiros e do Policiamento Ostensivo e Comunitário. Membro fundador do GATE (grupo de elite da polícia paulista), atuou no gerenciamento de diversos incidentes e crises, com grande repercussão na mídia nacional e internacional. Ele também é Coordenador do Comitê de Segurança em Turismo e Hospitalidade da ABIH/SP.

A palestra do Coronel PM Adilson Toledo abre a grade de programação na parte da tarde do Fórum

Visão jurídica e estratégica

O advogado Murillo Akio Arakaki apresentará uma visão jurídica sobre a segurança na hotelaria – Foto – Divulgação

Uma visão estratégica de segurança na hotelaria será apresentada no painel seguinte que conta com a participação de Murillo Akio Arakaki que é Presidente da Comissão de Direito aplicado à Hotelaria e ao Turismo da OAB/SP. Ele dará uma visão jurídica sobre as penalidades que pode sofrer um hotel em que o hóspede tenha sofrido um roubo e apresentará algumas decisões judiciais. Já o Consultor José Ernesto Marino Neto que já trouxe diversas bandeiras e grupos hoteleiros internacionais para o Brasil abordará a preocupação destas redes no aspecto segurança. Maarten Van Sluys que possui mais de 30 anos de experiência hoteleira em gerenciamento de hotéis e atualmente é Diretor de operações da Nobile Hotéis também vai contar um pouco de sua experiência.

José Ernesto Marino Neto que já trouxe várias redes e bandeiras internacionais ao Brasil vai relatar como elas enxergam o aspecto segurança – Foto – Divulgação

E finalizando o Fórum, o tema Investir na hotelaria é um custo ou solução? Por onde começar? – Soluções tecnológicas que possam melhorar a sua segurança será abordado por: Selma Crusco Migliori que é Engenheira Eletrônica formada pela Escola de Engenharia Mauá do IMT — Instituto Mauá de Tecnologia, possui diversos cursos profissionalizantes em gestão empresarial e diversos em segurança eletrônica, elaboração de projetos técnicos de segurança, entre outros. É fundadora e Presidente da FENABESE – Federação Interestadual das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança e atualmente Presidente Nacional da ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança. Junto com Selma, Ari Giorgi debaterá o tema. Ele é Gerente de Vendas e Marketing na Assa Abloy Hospitality que fabrica e comercializa as fechaduras eletrônicas Vingcard e cofres Elsafe e atua há 30 anos na indústria hoteleira em consultoria e ocupando posições corporativas em redes nacionais e internacionais. Após o término do Fórum, será servido um coquetel aos participantes.

Selma Migliori, Presidente da ABESE fará o painel final ao lado de Ari Giorgi, Gerente de vendas e marketing da Assa Abloy – Foto – Divulgação

Apoio de entidades

O Fórum de Soluções Hoteleiras possui a chancela e apoio das seguintes entidades: FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (e várias regionais); Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts; ABREVIS – Associação Brasileira das Empresas de Vigilância; SESVESP – Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo e ABESE — Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

Mais informações e inscrições, acesse www.revistahoteis.com.br/forum

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image