HOME Matérias A busca pelas cinco barras de cobertura Wi-Fi nos hotéis

A busca pelas cinco barras de cobertura Wi-Fi nos hotéis

157
0
SHARE
Eduardo Gonçalves: "Já existem no mercado equipamentos de última geração que permitem a implementação de um AP com fio completo e Wi-Fi em quase qualquer ambiente do hotel"

Artigo Eduardo Gonçalves*

Que atire a primeira pedra quem nunca, em período de férias, precisou checar os e-mails por alguns instantes. Essa cena comum torna-se ainda mais corriqueira quando o Wi-Fi do hotel, ainda que bem avaliado, tem um sinal terrivelmente fraco. O que fazer? A alternativa é então correr para o restaurante, café ou lanchonete mais próximo atrás de um Wi-Fi decente, o que pode tomar algum tempo (e mais dinheiro) longe do resort planejado.  Certamente, você e todos aqueles que já passaram por essa experiência, não retornarão como hóspedes nem recomendariam o local para nenhum amigo ou colega. Sem contar que em média, oito em cada dez viajantes dedicam tempo para compartilhar suas más experiências com Wi-Fi, um dos grandes campeões de queixas em hotéis.

Não é segredo que as expectativas de conectividade mudaram ao longo dos anos. Hóspedes agora exigem estar conectados em todos os lugares e o tempo todo. Fornecer cobertura robusta e confiável é obrigatório, especialmente no quarto do cliente.

Se conectividade é o principal quesito de cortesia aos clientes, por que o sinal Wi-Fi é tão ruim? A maioria dos hotéis ainda conta com uma implementação básica do ponto de acesso no corredor. Muitas vezes, isso significa ter que compartilhar a conexão entre quatro a oito quartos. Como resultado, a atenuação do sinal é muitas vezes a causa do mau desempenho. Tudo o que fica entre o AP do corredor e o espaço de trabalho do usuário ao lado da janela, como banheiros, encanamento, materiais de parede, móveis, salas adjacentes, eletrodomésticos e até mesmo espelhos degrada o sinal.

Surpreendentemente, mais de 25% dos hotéis nem sequer se preocupa em realizar um levantamento do local antes de implantar sua solução de Wi-Fi e quase 50% nem sabe se já fizeram alguma análise. Em média, cada sinal forte de 1-3dB resulta em uma maior taxa de dados (MCS). São passos muito importantes a se considerar em um ambiente, pois para um dispositivo 40MHz 11ac 1×1 evitar o risco de atenuação massiva de sinal e maximizar o MCS e as taxas de transferência no próprio quarto, ter um AP em cada quarto está se tornando cada vez mais a melhor opção. Enquanto que é muito comum uma rede Ethernet dedicada cair com frequência, a implementação de APs em cada ambiente é bastante simples e confiável.

Depois, há conectividade com fio no quarto. Além de fornecer Wi-Fi guest, muitos hotéis conectam dispositivos com fio, como telefones PoE e IPTVs. A conexão Wi-Fi foi criada para atender às necessidades dos hotéis, oferecendo um ponto de acesso esteticamente agradável e simples combinado com a facilidade de gerenciamento e redução significativa dos custos de instalação e implantação. Uma conexão Wi-Fi é uma ótima solução que resolve o problema de atenuação do sinal, mas costuma ser mais cara do que um projeto de corredor que abranja vários quartos.

Mas atualmente muitas são as soluções. Um AP com todas as configurações e alta densidade dentro do quarto pode ser uma opção economicamente viável para a maioria das implantações de hotel. Com os dois novos modelos de APs é possível fornecer aos hóspedes a conectividade esperada com custo adequado para o negócio.

Já existem no mercado equipamentos de última geração que permitem a implementação de um AP com fio completo e Wi-Fi em quase qualquer ambiente do hotel. Com um design simples e conexão frontal que elimina o cabeamento nada estético, permite uma instalação de forma fácil e segura, por exemplo, em qualquer tomada elétrica padrão e também, possibilitando a conexão de dispositivos adicionais no ambiente.

E então, na prática, as cinco barras de cobertura serão muito mais eficientes e sua avaliação do hotel do próximo destino de férias será uma das mais recomendadas.

*Eduardo Gonçalves é Country manager da Aruba no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image