HOME Matérias A arte contemporânea urbana invade o RIOgaleão (RJ)

A arte contemporânea urbana invade o RIOgaleão (RJ)

36
0
SHARE
A porta de entrada do Brasil recebe os turistas que passam pelo desembarque internacional com a exposição “Tropical Natural” - Crédito: Divulgação

Turistas que passarem pelo desembarque no internacional do RIOgaleão (RJ) serão recebidos com um grande corredor de manifestação cultural brasileira, projeto inédito entre aeroportos brasileiros. As obras são de cinco artistas de diferentes estados nacionais, que colorem a chegada ao Rio de Janeiro com o mesmo tema: o “Tropical Natural”.

As pinturas foram feitas pelas mãos de Thiago Mazza (BH), Mateu Velasco (RJ) e do Acidum Project (CE) – formado pelo casal Tereza Dequinta e Robézio Marqs. No painel de Thiago Mazza, a pintura traz um casal de ararajuba e um macaco bugio, animais que são encontrados na mata atlântica do Rio de Janeiro, e as plantas bromélias, muito usadas por Burle Marx em seus jardins. Já Mateu Velasco pintou em seu mural uma homenagem ao tropical natural carioca. Por fim, o Acidum Projetct completa a arte com o tropical natural nordestino e o universo onírico dos artistas que se inspiram no surrealismo.

Exposição “Tropical Natural” em RIOgaleão (RJ) – Crédito: Divulgação

O diretor comercial e corporativo da concessionária que administra o aeroporto, Gabriel França afirma que o projeto alia a ideia de promover o encontro entre os passageiros e a arte fazendo com que o turista tenha um pequeno gostinho do que ele vai desfrutar no nosso país. “Somos a porta de entrada turística do país e queremos levar essa experiência aos nossos passageiros”, explica.

Cinco artistas de diferentes estados nacionais que produziram as obras – Crédito: Divulgação

Atualmente, aeroportos do mundo todo estão abrindo suas portas para a arte urbana, uma estética que vive seu auge. Recentemente, o aeroporto de Viena, na Áustria, ganhou um grande painel do lado de fora do Terminal 1. O aeroporto de Berlim, na Alemanha, também apresenta um grande mural de street art.

Exposição “Tropical Natural” em RIOgaleão (RJ) – Crédito: Divulgação

A curadora responsável pelo projeto é Juliana Mont’Alverne Flores, idealizadora do CURA – Circuito Urbano de Arte. “Selecionei artistas que já tivessem, em sua trajetória, afinidade com o tema ‘Tropical Natural’ e que viessem de diferentes estados do Brasil. Assim, o passageiro que desembarca no Rio pode apreciar a diversidade da arte urbana nacional, que vive seu auge com os nossos artistas sendo requisitados nos principais festivais de arte de rua do mundo, bem como por grandes galerias de arte contemporânea”, ressalta Juliana. Além da relevância de cada artista na cena e a elaboração estética de cada um, outro critério usado para a seleção foi profissionais que usam técnica de pintura clássica, utilizando apenas pincel, rolinho e tinta acrílica.

SHARE