6º Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria reuniu grandes nomes do setor
Por Raiza Santos e Willians Glauber (Crédito das fotos – Renato Hazan)
A cerimônia de entrega do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria 2016, uma iniciativa da Revista Hotéis para homenagear os melhores fornecedores do setor no último ano, acabou sendo muito mais que isso. O evento que aconteceu na noite desta segunda feira (20 de fevereiro) foi realizado pela primeira vez no Club Homs, na Avenida Paulista, recebeu muitas autoridades e representantes do turismo e hotelaria que puderam confraternizar e fazer seu network.
A homenagem que contou com apoio da Equipotel reuniu 348 convidados neste ano, se tornou também um ponto de encontro anual entre os próprios fornecedores homenageados com as lideranças de associações da hotelaria, hoteleiros, e dentre eles diretores e gerentes de implantação, área comercial ou desenvolvimento de marcas. Na cerimônia, todos trocam ideias que podem fomentar o mercado.
Para Manuel Gama, Presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, a hotelaria emprega muitas pessoas e contrata muitos terceirizados, e como trata-se de um segmento que demanda qualidade sempre, é necessário ter um cuidado desde a compra e a escolha dos fornecedores certos. “O prêmio é importante para prestigiar aqueles fornecedores que desempenham seu papel e fazem até um pouco a mais. Alimentar o mercado financeiramente é importante, mas reconhecer os serviços de qualidade prestados também é”, afirmou.
Gama também mencionou que, em relação ao mercado, a entidade espera um vislumbre de melhora só para 2018. “As mudanças precisam vir do governo, ele precisa abaixar os custos e criar um ambiente de negócios mais favorável para os investidores”, criticou.
Categoria estreante
Como homenagem dos fornecedores aos hotéis, foi votado o melhor empreendimento/rede para se relacionar no setor. O grande vencedor foi a rede francesa AccorHotels, que também registrou o maior número de votos nas categorias do Troféu.
Patrick Mendes, CEO da AccorHotels para a América do Sul destacou que o Troféu é um grande reconhecimento e simboliza o respeito pela entrega do serviço prestado, uma entrega de qualidade. “Ele simboliza a confiança que o nosso setor deposita nessas empresas, o que é recíproco”, pontuou. Também representando a rede francesa, estavam na festa Abel Castro, SVP de Desenvolvimento da AccorHotels na América do Sul, Franck Pruvost, EVP de Operações da rede no continente e Paulo Mancio, SVP Technical and Construction do grupo.
Outras redes ligadas ao FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil também fizeram uma votação maciça, como: Atlantica Hotels, BHG, Othon, Bourbon, Intercity, GJP, Slaviero, Transamérica, Royal Palm Plaza, entre outras. Os associados da ABR – Associação Brasileira de Resorts também registraram muitos votos.
Ações de relacionamento
Durante o período de votação, iniciado em 9 de novembro de 2016 – data em que se comemora o Dia do Hoteleiro -, fornecedores do setor intensificaram o relacionamento com seus clientes, fosse pessoal, por telefone, através de e-mail marketing ou mesmo na página inicial.
Estas ações foram bem utilizadas por fornecedores considerados ‘pequenos’ em relação a grandes empresas, e revelou que o porte da empresa não é fator predominante para conquistar do Troféu. O resultado mostrou que vale o momento atual de como as empresas se relacionam junto aos hoteleiros, fixando sua marca.
De acordo com Antônio Carlos, Gerente Comercial da Onity (Vencedora na categoria “Cofres Eletrônicos”), o evento é muito importante, uma maneira de prestigiar um ano todo de prospecção e trabalho. “Representa conquista perante nossos clientes”, destacou. Alexandre Mori, Diretor Comercial da empresa, acrescentou que “o troféu é um sinal de que estamos fazendo um trabalho valorizado e de qualidade. E para continuar esse trabalho é preciso sempre estar mais próximo do cliente, ouvindo-o e atendendo as necessidades dele”.
Vencedor pela terceira vez do Troféu na categoria “Tecidos para Decoração”, a empresa Tecidos Fiama celebra a conquista após 55 anos de mercado. Segundo Letícia Mattos e Santos, Gerente de Produtos da empresa, afirmou ser gratificante receber a homenagem. “Investimos sempre em qualidade, estamos com uma linha completa de estamparia digital, por exemplo, além da tradicional. No mercado de alta decoração somos referência e pretendemos continuar assim”, destaca.
Um dos maiores vencedores do Troféu é a Harus. Pela sexta vez consecutiva a empresa leva como Melhor Fornecedor de Amenities, depois de fazer uma forte campanha por votos em seus canais digitais. A empresa também está sempre presente nas principais feiras do setor, e busca sempre inovar em suas linhas. “O prêmio representa confiabilidade, parceria, trabalho bem feito. Estamos sempre trabalhando de forma correta, entregando qualidade. Esse é o quinto ano consecutivo que ganhamos e isso é resultado do nosso modelo de negócio, que preza o contato direto com o cliente”, declarou Luiz Roberto Magrin Filho, Diretor da Harus.
Crachás da festa do Troféu Fornecedor viram flores
A sustentabilidade é um tema que não pode mais ser evitado e o setor hoteleiro está de mãos dadas com essa prática. Pensando nisso, e para simbolizar tal preocupação, os crachás distribuídos pela Revista Hotéis aos convidados da festa são sustentáveis e poderão ser plantados. A tecnologia usada na produção do papel possibilita o florescimento da espécie boca-de-leão.
Confira a seguir alguns dos hoteleiros e representantes de entidades que estiveram prestigiando o evento.