AconteceuMatériasÚltimas Notícias

Vânia Ferrari palestrou na 4ª edição do Top Seller Event da RCI

Direto de Mata de São João (BA) – O que o Vale do Silício tem? Com esta pergunta, Vânia Ferrari fez uma palestra bem entusiasmada na grade programação da 4ª edição do Top Seller Event que a  RCI — Resort Condominium International promove no Complexo Costa de Sauípe, em Mata de São João, na Bahia. Vânia é graduada em marketing e pós-graduada em gestão de pessoas, com especialização em melhoria contínua de processos e título de Green Beltpela GE. Ela desenvolveu uma carreira multidisciplinar com passagens pelas áreas de marketing direto, publicidade, relacionamento com cliente, qualidade, processos, comunicação interna, responsabilidade social, operações e finanças. Palestrante há 10 anos, Vânia apresentou uma abordagem diferenciada e divertida sobre gestão de mudança e inovação que move o mundo.

Segundo Vânia, paixão pelo trabalho é algo que desenvolvemos de dentro para fora e não há nenhum curso, MBA ou pós-graduação que venha desenvolver. “Profissional de sucesso no século XXI é aquele que encontra felicidade no que faz. O tempo todo somos colocados a prova o fato de ter que mudar o mundo para melhor e nos nosso trabalhos, não é diferente”, disse Vânia.

Vãnia apresentu em sua palestra uma foto que tirou na garagem da casa que deu origem a Hewleet & Packard que fatura US$ 112 bilhões anual
Vãnia apresentu em sua palestra uma foto que tirou na garagem da casa que deu origem a Hewleet & Packard que fatura US$ 112 bilhões anual

Empresas inovadoras

Em seguida, ela contou uma visita que fez no Vale do Silício, na Califórnia e que mudou sua maneira de pensar. “Estive no Vale do Silício falando com brasileiros que trabalham em grandes empresas de lá. O objetivo era descobrir o porque aquele lugar reúne tantas empresas inovadoras. Cheguei a conclusão que pensar fora da caixa é a fórmula deste sucesso”, assegurou Vânia.

Publicidade
Fispal

E ela começou a contar um pouco de como surgiu o Vale do Silício e o porque do nome. “Dois jovens estudantes da Universidade de Stanford, resolveram criar em 1939 uma empresa na garagem de uma casa. Bill e David investiram seu talento e conhecimento na criação de vários produtos, mas um foi determinante para alavancar a empresa. Foi o oscilador de baixa frequência, que foi usado pelos estúdios de Walt Disney World para a criação do filme animado Fantasia. Tal invento foi revolucionário e divisor de águas e com isto, Bill Hewleet e Bill Packard criaram uma das empresas mais inovadoras do mundo. A HP, com 302 mil colaboradores e faturamento de faturamento de US$ 112 bilhões anual”, revelou Vânia.

Ao adotar a pedra de silício no lugar das pedras de germânio, oito jovens criaram o chip que revolucionou o século XX
Ao adotar a pedra de silício no lugar das pedras de germânio, oito jovens criaram o chip que revolucionou o século XX

Criação da Intel

E ela citou outro exemplo de inovação que deu origem ao Vale do Silício.  “Em 1956, William Shockley juntamente com mais sete amigos criaram em Montain View, a maior invenção do século 20. “Eles criaram o chip utilizando o silício, que substituiu as pedras de germânio. Com isto, conseguiram dinamizar os semicondutores e o Vale ganhou o nome. O investimento que estes oito amigos fizeram foi de US$ 500 de investimento para criar a Intel. A empresa nasceu numa garagem, teve uma falência e muitas histórias”, lembrou Vânia.

Publicidade
Desbravador

Ela define o Vale do Silício hoje como: “Um caos organizado de empresas de um bando de maluco geniais que estão sempre buscando inovações”.

Mas como funciona a cabeça do que Vânia chama de malucos geniais? Para explicar ela utilizou uma frase do pintor Catalão Pablo Picasso. “O que fiz não me interessa só penso no que não fiz ainda”. Segundo ela, as inovações do Vale do Silício mudaram a forma da humanidade de interagir. “Inovação na veia, isto é o que move o mundo e cada dia ele está cada dia mais transformador e devemos estar preparados para acompanhar. Hoje em dia, não dá para falar de melhores práticas, mas sim em comportamentos num mundo que ainda não conhecemos”.

Ela defende que não existe a tais gerações X e Y, mas sim a geração Flux, pois na sua opinião, esta é a única geração que existe, pois não é a idade que define o comportamento das pessoas, mas a maneira que pensam e agem. “Não podemos acostumar com o fluxo de transformação, mudança de construção de novos jeitos de ver e se quiser recusar do ponto de visa profissional não é a melhor escolha. É preciso estar conectado com o mundo e não com as pessoas. Estar com a cabeça votado para o que nos faz feliz. Mas para isto necessitamos de tempo e quem não tem, tome seu tempo de vota que alguém pegou”, destacou Vânia.

Vânia Ferrari: "Atitude, estudo, postura e originalidade são essenciais para definir uma carreira vitoriosa"
Vânia Ferrari: “Atitude, estudo, postura e originalidade são essenciais para definir uma carreira vitoriosa”

Inovar no dia a dia

Para Vânia relacionar é a palavra chave no dia a dia das pessoas e trabalho em equipe é de fundamental e deixou algumas mensagens para o público de quase 500 pessoas presentes na sala: “Melhore o que já é bom, pense que a diversidade é outra forma que deve permear o jeito de fazer negócios. Tenha as minorias em seu grupo de trabalho, pois elas tem 18,3% de performance melhor que as outras. Sirva de inspiração todo dia para os demais”, destacou Vânia.

E finalizando sua palestra, Vânia disse que para uma carreira vitoriosa é necessário cultivar alguns valores. “Atitude, estudo, postura e originalidade são essenciais para definir uma carreira vitoriosa. Seje humilde quando não souber algo, peça ajuda. Seu sucesso é proporcional a quantidade de pessoas que em seu caminho você ajuda a obter o sucesso. E os efeitos de gratidão ajudam a moldar o caráter”, concluiu Vânia, sendo muito aplaudida pelos presentes.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Costa do Sauípe a convite da RCI para cobrir este evento.

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA