HOME Matérias Aconteceu 43ª ABAV Expo tem início na capital paulista

43ª ABAV Expo tem início na capital paulista

Esta é a mais importante feira de turismo das Américas e neste ano reúne cerca de 3,5 mil marcas expositoras de 60 países

97
0
SHARE
A abertura foi bastante prestigiada por várias autoridades e representantes de entidades

Terminou agora há pouco a solenidade de abertura da 43ª edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo, no Auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, zona Norte paulistana. O evento foi bastante prestigiado por autoridades públicas, como, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, Vinicius Lumertz, Presidente da Embratur, Roberto Lucena, Secretário de Turismo de São Paulo, Alcino Rocha, Presidente da SP Turis, Márcio Favilla, Diretor executivo da Organização Mundial de Turismo, os deputados federais, Alex Manente, Herculano Passos, entre outros secretários de estados e representantes públicos.

Entre as autoridades representativas do trade estavam, Antônio Azevedo, Presidente da ABAV Nacional – Associação Brasileira das Agências de Viagens, Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA — Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, Edmar Bull, Presidente da ABRACORP — Associação Brasileiras das Agências de Viagens Corporativas, Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Manuel Gama, Presidente do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, entre outros. A abertura do evento contou com a apresentação da banda baiana feminina Didá que tocou e cantou o Hino Nacional Brasileiro.

A abertura do evento contou com a apresentação da banda baiana feminina Didá que tocou e cantou o Hino Nacional Brasileiro
A abertura do evento contou com a apresentação da banda baiana feminina Didá que tocou e cantou o Hino Nacional Brasileiro

Quem iniciou os discursos foi Antônio Azevedo que começou enfatizando que o turismo representa 9,6% do PIB brasileiro. Segundo ele, o evento se baseia em três pilares, negócio, conhecimento e relacionamento que se integra com o crescimento sustentável. “Mesmo com o atual momento econômico, conseguimos reunir 200 grandes players internacionais de compras de destinos e mais de 1000 nacionais. Até hoje de manhã já tínhamos 25 mil profissionais pré-inscritos para participar do evento que terá 92 capacitações e plenária internacional que apresentará o cenário do turismo no Brasil. Turismo é gerador de divisas, o momento é agora e quem sabe faz acontecer”, destacou Azevedo. Ele se posicionou contra a fusão do Ministério do Turismo com outro ministério, enfatizou a importância da valorização da aviação regional e de verbas públicas, fim do visto aos estrangeiros e as compras de passagens áreas sem a intermediação dos agentes de viagens.

. “Mesmo com o atual momento econômico, conseguimos reunir 200 grandes players internacionais de compras de destinos e mais de 1000 nacionais"
“Mesmo com o atual momento econômico, conseguimos reunir 200 grandes players internacionais de compras de destinos e mais de 1000 nacionais”

O Ministro Henrique Alves destacou em seu discurso a importância deste evento justamente na hora em que se discute a fusão do Ministério do Turismo ou mesmo sua extinção em razão dos cortes orçamentários. “O turismo deve ser um dos ministérios mais importantes do governo em razão de criar uma agenda econômica deste país. O turismo permeia 52 atividade diferentes e é o que gera mais rápido emprego e renda de milhões de brasileiros. Ele é a cidadania, o sentimento que vem de dentro dos brasileiros e dele deve ser fortalecido, pois é o quinto item da balança comercial do Brasil. No mundo, o turismo representa 10% do PIB, move mais de 1 bilhão de turistas por ano gerando cinco trilhões de dólares e gera um em cada cinco empregos no mundo. No Brasil, precisamos prioridade no turismo, pois apenas US$ 20 milhões de investimento na promoção é extremamente pouco. Enquanto eu permanecer no comando do turismo vou lutar para que ele tenha o respeito que merece”, concluiu Alves.

Henrique Alves: "O turismo permeia 52 atividade diferentes e é o que gera mais rápido emprego e renda de milhões de brasileiros"
Henrique Alves: “O turismo permeia 52 atividades diferentes e é o que gera mais rápido emprego e renda de milhões de brasileiros”

O Governador Alckmin disse que o Brasil está vivendo um momento difícil e parte da solução está no turismo. “Com a alta do dólar, ficou muito caro viajar para o exterior e com isto, se cria condições muito favoráveis para os brasileiros conhecerem seus país, assim como atrair os turistas estrangeiros”, disse o Governador Alckmin.

Ele lembrou que em seu governo teve que fechar muitas secretarias, órgãos e autarquias para conter os gastos, mas preservou e incentivou o turismo, pois acredita nesta alavanca comercial e vetor do desenvolvimento. E finalizando, Alckmin disse que em seu governo a prioridade é fortalecer cada vez mais o turismo e o estado de São Paulo possui 70 instâncias e 140 municípios de interesses.

Geraldo Alckmin: "Em nosso governo a prioridade é fortalecer cada vez mais o turismo e o estado de São Paulo possui 70 instâncias e 140 municípios de interesses"
Geraldo Alckmin: “Em nosso governo a prioridade é fortalecer cada vez mais o turismo e o estado de São Paulo possui 70 instâncias e 140 municípios de interesses”

A ABAV Expo é considerada a mais importante feira de turismo das Américas e neste ano reúne cerca  de 3,5 mil marcas expositoras de 60 países, com novidades e antecipação de tendências, que marcarão a retomada do crescimento do setor em 2016.

A Feira prossegue até o próximo sábado (dia 26 de setembro) com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente ao evento será realizado o 44º Encontro Comercial BRAZTOA, o ABETA Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios ABRACORP.

Confira na galeria de imagens mais alguns dos momentos deste evento

 

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image