HOME Matérias Espaço Acadêmico 4 instituições de ensino brasileiras que são referência em turismo e hotelaria...

4 instituições de ensino brasileiras que são referência em turismo e hotelaria pelo MEC

554
0
SHARE
Cursos de hotelaria de turismo estão disponíveis também em EAD - Foto - Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no último dia 27, uma lista apresentando as universidades, centros universitários e faculdades que lideram o ranking das mais bem qualificadas do Brasil. O estudo foi feito com instituições públicas e privadas, e os dados divulgados através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Relacionando dados do estudo do MEC com os dos RUF – Ranking Universitário da Folha – ambos deste ano, é possível verificar as mais bem avaliadas instituições voltadas para a área de turismo e hotelaria. Confira abaixo:

  1. Universidade Anhembi Morumbi

Com cursos nas áreas de Turismo e hospitalidade, a universidade é destaque e ocupa o segundo lugar de universidades brasileiras na área – perdendo apenas para a Universidade de São Paulo (USP). Gastronomia, eventos, hotelaria (bacharelado e tecnólogo) e turismo são os cursos ofertados.

O curso de Eventos é estendido nas modalidades presencial, semipresencial e EAD – ensino à distância – sendo que as aulas acontecem no campus Vila Olímpia (São Paulo). A duração é de dois anos.

Gastronomia forma tecnólogos com duração de 24 meses. O curso também está disponível nas modalidades presencial, EAD e semi. Disponível no campus Centro e Vila Olímpia.

Já os cursos de hotelaria e turismo são os de maior duração e estão a mostra apenas presencialmente. Nas formas bacharel e tecnólogo, o curso capacita profissionais para o dia a dia com rotina hoteleira no campus Mooca e Vila Olímpia. O tempo de duração é de 24 e 42 meses respectivamente. O de turismo bate recorde com 36 meses de duração e também ofertado apenas no modelo presencial.

  1. Universidade federal de Minas Gerais

A Universidade ocupou a quarta posição no ranking e oferece, na modalidade, o curso de turismo. A disciplina de turismo possui 8 semestres e carga horária mínima de 1485 horas, é gratuito, e para se inscrever, o candidato deve fazer o ENEM e participar do Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Foram 30 vagas disponíveis em 2017 para cursar turismo na instituição. A nota mínima para ingressar nas classes foi 618,12 dos mil pontos totais que se pode alcançar na prova do ENEM.

  1. Universidade federal de Pernambuco

Com grande visibilidade no mercado, a instituição de Pernambuco lidera o ranking na área de turismo entre as universidades públicas oferecidas pelo governo federal. O curso de hotelaria é oferecido no período integral, com duração de, no mínimo, 3120 horas. A nota de corte para ingressar nas classes, de acordo com tabela liberada pelo Sisu, é 644,84 dos mil pontos máximos que se pode alcançar no ENEM.

  1. Pontifícia Universidade Católica

Ofertando cursos de turismo, a PUC é referência principalmente no estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A unidade gaúcha oferece formação em Gestão de turismo na modalidade presencial. A duração para término do curso é dois anos e é possível ingressar na universidade por meio de programas do governo federal como o FIES (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade Para Todos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image