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3º HSMAI Brasil Strategy Conference tem início na capital paulista

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Alex Fiz, VP de Marketing para Caribe e Américas da Marriott participou do primeiro painel do dia de forma virtual, moderado por Ana Luiza Masagão - Foto: Raiza Santos

Acontece nesta quinta-feira (10), no hotel Hilton São Paulo Morumbi a 3ª edição do Strategy Conference HSMAI – Hopitality Sales and Marketing Association International, entidade global voltada para estratégia e capacitação profissional na área de hotelaria e turismo. Participam do evento diretores e gestores da hotelaria, para debaterem variados assuntos pertinentes ao setor. O encontro conta com a Revista Hotéis como Media Partner.

Quem deu abertura ao evento foi Gabriela Otto, Presidente do braço brasileiro da associação. “Este é um evento de estratégia. Para quem é da área de marketing e relacionamento dos hotéis, este é o lugar certo”, comenta a executiva. A entidade foi fundada em 1927 e está há dois anos no Brasil, dando ênfase à receita, marketing e vendas.

Gabriela Otto deu início ao encontro na capital paulista
Gabriela Otto deu início à 3ª Strategy Conference da HSMAI Brasil na capital paulista

Primeira palestra
O primeiro painel foi ministrado por Alex Fiz, VP de Vendas para Caribe e América Latina da Marriott e Paulo Salvador, Diretor de Distribuição da Intercity Hotéis, que abordou o tema “Consolidações: Novos tempos, Novos Modelos” sob a mediação de Ana Luiza Masagão, que faz parte do board da HSMAI Brasil.

Paulo Salvador inicou falando sobre Suppliers, como AccorHotels, sendo onde fine stay, Fairmont/Rafles, Fastbooking, 25 Hour Hotels e a mais recente aquisição pela Marriott da Starwood. Em seguida, exemplificou os buyers, mencionano a Expedia – HomeAway, Orbitz, E-long, Trivago e outras e Priceline, que adquiriu Opentable, Buteeq, Price Match, Hotel Ninjas e Rocket Miles, apontando uma tendência. “Quando se vai para o lado dos buyers, é ataque, e no caso dos Suppliers, é um mecanismo de defesa no domínio da preservação do negócio, que é a oferta de conforto e encantamento do cliente”.

Alex Fiz, que participou do painel de maneira virtual, apresentou o conceito da campanha global da marca Ritz Carlton, que aposta em portfólio de marcas, programas de fidelidade e culturas corporativas, que estão relacionadas ao trabalho dos colaboradores. A Marriott + Starwood conta com mais de 5700 propriedades no mundo, que comercializam 1,1 milhão de roomnights/ano. São 210 hotéis, 48,8 mil quartos.

Fiz falou ainda sobre o posicionamento das marcas, onde o relacionamento é essencial. “A rede nveste em tecnologia, oferecendo wi-fi em todas as propriedades. Colocar as pessoas em primeiro lugar é a premissa central da rede, com mais de 500 mil associados/colaboradores focados na excelência”.

Paulo Salvador acrescentou que a Marriott, após a aquisição da Starwood, garantiu globalmente 6% na participação do mercado hoteleiro, demonstrando seu poder como Buyer e a consolidação deste modelo de negócio. “Como analista, a grande conquista que estes grandes buyers tem é o controle sobre grandes destinos. Eles passam a ter um marketing maior, então precisam dos grandes centros para isso”, comenta.

Paulo Salvador, Diretor de Distribuição da Intercity Hotéis
Paulo Salvador, Diretor de Distribuição da Intercity Hotéis

Salvador acredita que quem deve correr riscos neste modelo de consolidação são os hotéis de médio porte, e não os hotéis independentes. Ele afirma que estes hotéis menores devem apenas cuidar de sua reputação online, e assim se defendem da atuação dos gigantes da hotelaria que imergiram nas fusões de marcas.

Fiz complementou o tema falando que hoje o hotel independente opta por ter uma experiencia de marca, engajando o cliente em um outro desafio, e afastando-se das OTAs. Para Paulo Salvador, o setor deve estar atento ao portal Alibaba, uma nova OTA chinesa que desenvolveu um modelo de market place, e todo o processo é intuitivo, assim como o Uber, onde o hóspede tem sua experiência sem ‘colocar a mão no bolso’. “O poder desta plataforma é gigantesco. Devemos estar presentes e alertas”, pontuou Fiz.

Público da manhã no Stretegy Conference HSMAI Brasil
Público da manhã no Stretegy Conference HSMAI Brasil

Confira galeria de fotos com alguns dos participantes do evento:

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