AconteceuMatériasÚltimas Notícias

3ª edição do SIRHA é apresentada em grande evento no Tivoli Mofarrej

O restaurante Seen, localizado no último andar do hotel Tivoli Mofarrej na capital paulista, foi palco ontem da apresentação da terceira edição do SIRHA — Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation. Este evento que conta com o apoio da Revista Hotéis é o principal evento internacional para profissionais de foodservice e hotelaria e reuniu muitos chefes da alta gastronomia, pâtisserie e presidentes e representantes de entidades que apoiam o evento. Ele será realizado entre os dias 14 a 16 de março no São Paulo Expo com expectativa de reunir 15 mil pessoas durante os três dias, além de 250 expositores e marcas brasileiras e internacionais. O grande diferencial do Sirha é a programação tão diversificada que atrai profissionais do setor que querem ter acesso ao conteúdo, às inovações tecnológicas, concursos, aulas e degustações.

Publicidade
Desbravador
No centro da foto, Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, ladeado a sua direita por João Peres do Sindal e Antônio Xavier Siqueira da ABRACORH, entidades que apoiam o SIRHA

Entre as diversas ativações que acontecem durante a feira, os concursos de gastronomia e confeitaria são de grande destaque e este ano trazem novidades. O Bocuse d’Or, um dos maiores concursos de alta gastronomia do mundo, passa a ser presidido por Giovanna Grossi. A jovem chef alagoana foi a vencedora brasileira e latino-americana das últimas edições e representou o Brasil na grande final mundial em 2017, em Lyon. Daniel Boulud, o chef francês à frente de um império de restaurantes e dono de diversas estrelas Michelin, será o presidente do júri.

O Chef Laurent Suaudeau passou o comando do Bocuse d’Or Brasil, para a jovem chef Giovanna Grossi
Publicidade
Harus

Para auxiliá-la neste trabalho, Giovanna convocou consagrados chefs de todo o Brasil para comporem o Comitê Bocuse d’Or Brasil: Bel Coelho, Geovane Carneiro, Guga Rocha, Ivan Ralston, Onildo Rocha e Thomas Troisgros. Durante a prova da seletiva brasileira, quatro competidores terão 5 horas e 35 minutos para executar dois pratos, um com peixe – o salmão – e um com porco mangalitsa, originário da Hungria.  O vencedor desta etapa participará da Seletiva das Américas 2018 do concurso em busca de uma vaga na final mundial.

O chef confeiteiro Rafael Barros é o novo presidente da competição que escolherá o representante do Brasil na Coupe du Monde de la Pâtisserie

A Coupe du Monde de la Pâtisserie também tem uma grande novidade. O chef confeiteiro Rafael Barros é o novo presidente da competição. Ele também escolheu um time de especialistas na arte da confeitaria para o comitê do concurso. São eles: Philippe Brye, Flavia Quaresma, Ramiro Bertassin, Tati Benazzi, Alexandre Augusto e Lu Neves. Este ano, o tema do concurso é “Floresta Encantada” e os quatro competidores terão seis horas para completar provas com foco em açúcar ou chocolate, dependendo da categoria em que se encaixem. O júri dará a palavra final sobre os dois confeiteiros que passarão para a etapa continental, no México.

Alguns dos representantes do Brasil nos concursos internacionais que vão acontecer no SIRHA
Publicidade
Ameris

O Talentos do Gelato, concurso exclusivo da versão brasileira do Sirha e que teve sua estreia na última edição da feira, terá nova etapa. As inscrições estão abertas para quatro duplas participantes através do e-mail gelato-sirha@fagga.com.br. Com coordenação do mestre sorveteiro Frederico Samora, o regulamento prevê a preparação de um item inusitado com o gelato, os finger food salgados, além de cubas decoradas e tortas geladas.

Guilherme Castro, presidente da Samba Hotéis está confiante nesta ação do hotel Modelo que montarão no SIRHA

Uma das grandes inovações desta edição do Sirha é a apresentação de um Hotel Modelo, uma concepção pioneira desenvolvida em parceria pela Samba Hotéis, Eurobras e Pokt Design + Arquitetura. O projeto Samba in the Box levará ao público e aos possíveis investidores uma alternativa rápida e criativa para hospitalidade. Partiu-se do conceito que utiliza contêineres na produção de edificações residenciais, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Considerando a ideia de que hotéis são casas de caráter temporário, o projeto tem a intenção também de criar ambientes em que os hóspedes possam se sentir confortáveis e seguros, como no interior de seus lares. Para isso, foram escolhidas definições claras e objetivas para os espaços de circulação e permanência, com materiais de acabamento clássico, como madeiras e carpetes, aliando-os à novidade das paredes e forro de materiais não convencionais.

O renomado chef francês, Laurent Suaudeau, é um dos organizadores do SIRHA

A feira oferece uma grande quantidade de conteúdo relevante para seu público. Em parceria com a CNC — Confederação Nacional do Comércio e apoio da FBHA —Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores – a hotelaria põe a mesa acontecerá durante os três dias de evento. Referência em educação profissional para o Turismo e a Hospitalidade, o Senac reunirá durante o Sirha renomados profissionais da Gastronomia para apresentar e debater as melhores soluções para incremento e valorização dos serviços de alimentação em hotéis, bares e restaurantes.

Carolina Oda comandará o Bar SIRHA

Outra novidade é o Bar Sirha, um espaço inédito onde marcas nacionais e internacionais vão expor seus produtos de forma atraente, através da apresentação de conteúdo exclusivo, palestras, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja e mixologia. A ativação contará com a curadoria da Carolina Oda, professora e consultora para implantação de marcas e negócios, serviço de sala e de bebidas.

Da esquerda a direita da foto, o executivo de vendas do SIRHA, Leandro Bonifácio com alguns colaboradores e Guilherme Castro, Presidente da Samba Hotéis

O Sirha conta ainda com o Terroir Brasileiro, uma oportunidade para pequenos produtores de diversos estados do Brasil mostrarem seus produtos aos chefs e compradores do mercado. Fruto de uma parceria estratégica com o Sebrae Nacional, o espaço ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro de 2017, na edição francesa do Sirha. Este ano serão 60 expositores de todo o país onde a aposta serão “ilhas” com queijos especiais, vinhos e cafés, além de produtos que apresentam um apelo gourmet e que são oriundos de localidades distintas do país, mas que retratam o jeito brasileiro de ser.

Da esquerda a direita da foto, João Peres, Presidente do SINDAL, com Romeu Habib Ghattas, o Rei da Cutelaria
Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA