HOME Matérias Aconteceu 27º Encatho abordou palestra sobre as principais certificações da hotelaria

27º Encatho abordou palestra sobre as principais certificações da hotelaria

24
0
SHARE

Terminou agora há pouco no 27º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros, que acontece no CentroSul, em Florianópolis (SC), o painel que abordou como tema as principais chancelas e cadastro do segmento hoteleiro como: Cadastur, SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação de Meio de Hospedagem, FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes e SNRHos – Sistema Nacional de Registro de Hóspedes. O encontro termina hoje (10/05), juntamente com a 25ª edição da feira Exprotel.

 

Participaram do painel como palestrante o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz Silva e Jair Galvão, Coordenador geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, e como moderador João Eduardo Amaral Moritz, presidente do Conselho Deliberativo da ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de Santa Catarina.

 

Lummertz iniciou a palestra falando da importância do turismo e sua contribuição econômica, inclusão social e incentivadora para desenvolvimento da infraestrutura, mobilidade e surgimento de novos serviços. “O trade turístico precisa se fortalecer e mostrar o potencial do setor para o país, na geração de empregos e incentivador para melhorias em infraestrutura, mobilidade e crescimento de outros setores”, frisou.

 

Segundo Lummertz o Ministério do Turismo fará uma ruptura no atual modelo de cadastramento dos hotéis no SBClass para serem chancelados por estrelas, que é maneira de qualificar os processos e serviços dos hotéis de acordo com a sua categoria. “Vamos fazer essas mudanças entre elas a simplificação do Cadastur, devido a baixa demanda de adesão pelos hotéis, que tem tido dificuldade em se cadastrar eletronicamente. Pretendemos implementar uma governança eletrônica para acelerar os processos de cadastramento”, revelou.

 

Outra chancela importante para a hotelaria é o SBClass que é fundamental os hotéis se cadastrarem e serem avaliados, para mostrarem maior credibilidade aos seus clientes, e oferecer um serviço mais qualificado e adequado a determinado tipo de hóspede. “O SBClass avalia todos os serviços do hotel, através de um questionário que será respondido pelo hoteleiro. Nele vamos avaliar qual estrela receberá o hotel, e em seguida enviamos uma placa para atestar o certificado”, explicou Galvão..

 

Galvão revelou que o MTur está para implantar um treinamento nacional de agentes fiscais de órgãos públicos federais e estaduais e de entidades ligadas a hotelaria para fiscalizar os hotéis cadastrados no SBClass, com o objetivo de avaliar se estão de acordo com os pré-requisitos e orienta-los aos procedimentos que falta para receberem a chancela de estrelas. “Com estes treinamentos vamos conseguir suprir a falta de fiscalização e as necessidades dos hotéis em ter mais informações sobre o SBClass. Também aumentar o número de hotéis cadastrados no sistema que ainda é muito pouco, além de acelerar o processo de liberação da certificação”, salientou.

 

Já o SNRHos – Sistema Nacional de Registro de Hóspedes que será obrigatório em todos os hotéis do país a partir de julho, garante o acompanhamento da movimentação diária de hóspedes, permitindo que o governo federal identifique o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região. “O objetivo desta chancela é tornar mais eficiente o levantamento de dados sobre o setor, facilitando a criação de políticas públicas para o turismo no País”,

 

Ao final Galvão complementou dizendo que as chancelas são instrumentos essenciais para tornar o seu hotel mais competitivo no mercado. “Com o SBClass conseguimos valorizar e qualificar o nosso setor, além de trazer mais benefícios e informações mais precisas para nosso setor”, observou.

______________________________________________________________________________________________
Você necessita receber informação em tempo real para tomada de decisão e negócios ou mesmo para ficar bem atualizado?   

· Então, clique aqui e curta a nossa página no Facebook,
· Ou seja nosso seguidor no Twitter – www.twitter.com/revistahoteis  

______________________________________________________________________________________________

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image