15º Piraí Fest realiza concurso gastronômico

15º Piraí Fest realiza concurso gastronômico

Festival incentiva a valorização de ingredientes regionais

40
0
SHARE
Tilápia e macadâmia são ingredientes obrigatórios na elaboração dos pratos salgados e doces, respectivamente Imagem: Divulgação

Entre os dias 14 e 17 de outubro, o município de Piraí (RJ) recebe a mais representativa festa de gastronomia, arte e cultura do Vale do Paraíba fluminense, o Piraí Fest Paladar. Ele completa uma década e meia tendo a divulgação dos principais produtos da cidade, a tilápia e a macadâmia como foco do festival. Haverá apresentações musicais, oficinas de gastronomia ao ar livre com os chefs convidados, o Restaurante da Praça com cardápio executado pelos chefs e realização do concurso gastronômico.

Para essa edição, foram convidados oito chefs para realização de oficinas e ocupação do restaurante oficial do evento, que pretendem desenvolver e inspirar os profissionais locais, para colocarem novas técnicas que funcionem nos restaurantes o ano todo. A utilização dos produtos regionais, além de incentivo econômico, também trabalha com a valorização do que é local, motivando o consumidor, o produtor e a comunidade a prestigiarem e pensarem em novas possibilidades para os produtos da terra.

Trofeu 1

Concentrado na principal praça da cidade, os restaurantes locais preparam cardápio especial para a ocasião e participam do concurso gastronômico, com pratos específicos que recebem avaliação do público e júri selecionado. Concorrem até três pratos nas categorias prato principal, entrada ou petisco e sobremesa, sendo a única exigência o uso da tilápia como ingrediente no prato salgado e da macadâmia na sobremesa. O resultado do concurso será divulgado no sábado, dia 15/10 à noite, e os vencedores ficam por um ano no cardápio fixo da casa.

A Chef Ana Paula Hack, proprietária da Casa do Manequinho Restaurante e Hotel, conta que já pensava há muito tempo em fazer uma versão local da moqueca. Levou tempo para formular uma releitura que tivesse a “cara” do seu estabelecimento, e esse ano, participa do concurso com a “Mukekinha do Maneco”.  O personagem principal da sua criação é o filé de tilápia, acompanhado por camarão e banana da terra, servido bem quente, com tempero caprichado, em papelote de celofane. O prato é acompanhado por entrada, sobremesa e uma batida de macadâmia de cortesia. Alguns pratos vencedores de outras edições estão no cardápio especial do Manequinho para o Piraí Fest Paladar, entre eles a Tilápia Indiana, Tilápia recheada sabor maracujá, entre outros.

 

Solucao
SHARE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA


CAPTCHA Image
Reload Image