13º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira debateu carreira da hotelaria

13º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira debateu carreira da hotelaria

53
1
SHARE
Marcus Nunes: O uso do smartphone possibilita uma comunicação com todas nossas equipes com os hóspedes em outros idiomas"

Direto de Capitólio (MG) –  Quem ministrou esta palestra agora há pouco foi Marcus Nunes, Diretor de vendas e marketing do hotel Holiday Inn Belo Horizonte Savassi durante o 13º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira que está acontecendo no Clube Campestre na cidade mineira de Capitólio. Nunes começou sua palestra dizendo que quando crianças na cidade mineira de Diamantina, não pensava em ser hoteleiro e começou trabalhando como funcionário público, como assim seu pai. Quando jovem se mudou para Curitiba onde descobriu seu propósito de vida e passou a estudar hotelaria no Centro Europeu em Curitiba (PR).

Um dos primeiros ensinamentos que aprendeu foi que a hotelaria é do que aprender uma profissão, mas levar um legado para a própria vida, mas deveria começar em escalas inferiores. “Para ser um bom hoteleiro é necessário conhecer várias áreas, por isto é essencial começar por baixo. Iniciei minha carreira estagiando num renomado hotel em Curitiba na área de controladoria, fazendo os mais burocráticos serviços, como tirar xerox, passar fax, carimbar papéis, entre outras funções que desenvolvia até mais tarde do que o horário convencional do meu trabalho. Com isto, eu aprendi muito a lidar com custos operacionais a ter dedicação para procurar o melhor no que fazia. Depois de efetivado, quando esperava ser mandado embora, aceitei o desafio e resolvi seguir carreira na área de vendas num empreendimento na capital paulista e minha carreira foi se consolidando na hotelaria”, destacou Nunes.

APP

Segundo ele, para ser um hoteleiro de sucesso, é necessário muita dedicação, persistência e estar constantemente passando por reciclagem de conhecimentos e trabalhando duro e aconselhou. “Conheça seus pontos fortes e seus talentos e desenvolva uma rede de relacionamento. Hoje temos ferramentas fantásticas que nos auxiliam, como o linkedin uma forma fácil e rápida de interagir com as pessoas, mas relacionamento é feito todos os dias. Envolver com as pessoas é um investimento”, destacou Nunes.

Sala de eventos do Centro Campestre onde aconteceu a palestra
Sala de eventos do Centro Campestre onde aconteceu a palestra

Na sua palestra ele apresentou uma capa da revista Exame em que apresentava quatro presidentes de empresas que começaram como trainee e destacou. “O estágio é sempre cercado de muitos mitos para ambas as partes. Quem contrata pensa que a maior responsabilidade é do estagiário e a maioria também entra com este pensamento para o estágio dar certo. Há a necessidade de ambas as partes se sentirem seguras”, disse Nunes. Ele apresentou o que chama de mapa da mina destacando que ao entrar em uma empresa, o estagiário deve saber exatamente onde quer chegar, mas para isto é necessário planejamento e muita dedicação, citando uma frase do jogador de basquete que dizia: “Minha mão não é santa, é treinada”.

E concluindo sua palestra Nunes destacou a importância que é o networking na vida dos profissionais, mas a grande maioria só lembra de fazer na hora que está desempregado buscando recolocação de trabalho.

A reportagem da Revista Hotéis se hospeda no Hotel Balneário do Lago em Capitólio.

Trofeu 1
SHARE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA


CAPTCHA Image
Reload Image