HOME Matérias Aconteceu 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas tem início em Foz...

11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas tem início em Foz do Iguaçu

203
0
SHARE
Várias autoridades e representantes de entidades estiveram prestigiando a abertura do Festival

Direto de Foz do Iguaçu (PR) – Terminou há pouco, no auditório do hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), a solenidade de abertura da 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas. A abertura foi bastante prestigiada por diversas autoridades públicas e representantes de entidades ligadas ao trade, dentre elas estavam: Douglas Fabrício, Secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Darci Piana, Presidente da Fecomércio do Paraná, Márcio Favilla de Paula, Diretor-executivo da OMT – Organização Mundial do Turismo; José Parente, Presidente da Embratur, o Prefeito de Foz do Iguaçu, Levi Pereira, Roberto Bacovis, Presidente da ABAV/PR – Associação Brasileira de Agência de Viagens do Paraná; João Jacob Mehl, Presidente do SEHA – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba; Carlos Silva Presidente do SINDHOTÉIS – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, Michel Tuma Ness, Presidente da FENACTUR – Federação Nacional de Turismo, o empresário Guilherme Paulus, Jorge Samek, Presidente de Itaipu Binacional, o Presidente da GJP Hotels & Resorts, entre outros.

Paulo Angeli: "Foz do Iguaçu literalmente comprou o evento"
Paulo Angeli: “Foz do Iguaçu literalmente comprou o evento”

Paulo Angeli, Organizador do evento se diz satisfeito com mais esta edição, por que Foz do Iguaçu literalmente comprou o evento. “A hotelaria de Foz do Iguaçu, por exemplo, disponibilizou dois mil apartamentos para receber os agentes de viagens e convidados, assim como várias lojas e comércios estão com preços promocionais. Estamos convictos que o Festival de Turismo das Cataratas continuará sendo o grande evento do setor no Brasil”, assegurou Angeli.

Darci Piana em seu discurso enfatizou que mesmo em um momento difícil que passa a economia no Brasil, o Festival consegue mobilizar todo o setor e mostra sua pujança. “Que isto sirva de exemplo e nos motive a trabalhar cada vez mais unidos. Que esta pujança do Festival se estenda por todo o Paraná e ao Brasil para conseguirmos superar o momento difícil que estamos vivendo”, disse Piana.

O Secretário Douglas Fabrício disse que mesmo sem contar com muitos recursos, esta área tem uma atenção especial do Governador Beto Richa. “Estamos trabalhando todas as 14 regiões turísticas do Paraná para fomentar este setor vital. Ele gera de forma rápida renda e emprego, sendo essencial para amenizar o atual momento econômico, mencionou o Secretário Fabrício.

Márcio Favila: " O turismo detém 7% do PIB mundial e é a terceira pauta de geração de divisas no mundo"
Márcio Favila: ” O turismo detém 7% do PIB mundial e é a terceira pauta de geração de divisas no mundo”

Grande momento

O Diretor executivo da OMT, Márcio Favila destacou em seu discurso que o turismo mundial vive um grande momento e consegue superar todos os desafios, políticos, econômicos e mesmo aos atentados terroristas. “O turismo vem crescendo a mais de 4% nos últimos anos. Ano passado tivemos 1,2 bilhão de viagens de turismo internacional no mundo e mais de 7 bilhões de viagens no turismo interno. No âmbito geral o turismo é reconhecido como uma ferramenta para alavancar a economia de vários países. Dentro as 17 atividades sustentáveis para o mundo estipuladas pela ONU – Organização das Nações Unidas, o turismo consegue se posicionar em três categorias. O turismo detém 7% do PIB mundial e é a terceira pauta de geração de divisas no mundo, perdendo tão somente para a indústria do petróleo e de produtos químicos”, mencionou Favila.

Um bom público prestigiou a abertura do Festival
Um bom público prestigiou a abertura do Festival

José Parente, Presidente da Embratur ressaltou a importância que será o legado das Olimpíadas,pois os olhos do mundo estarão olhando para o Brasil. “Serão cerca de 4,6 bilhões de habitantes no planeta com olhos focados no Brasil que poderá romper definitivamente a barreira dos 6 milhões de turistas internacionais ao ano. Precisamos trabalhar em integração como trade turístico, pois cada turistas que visita o Brasil, ele movimenta 53 setores da economia do País. Mesmo com poucos recursos para divulgar o Brasil no exterior, apenas 6 milhões de dólares por ano, não vamos perder a esperança e trabalhar com garra e determinação para superar os desafios”, garantiu Parente.

O deputado Chico Brasileiro entregando uma menção honrosa  entregue a Paulo Angeli concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
O deputado Chico Brasileiro entregando uma menção honrosa entregue a Paulo Angeli concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Importância reconhecida

Após os discursos, houve uma menção honrosa  entregue ao Festival da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, através de requerimento proposto pelo deputado Chico Brasileiro. O objetivo foi reconhecer a importância do evento no cenário turístico no estado do Paraná.

O Presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana recebendo a homenagem de Douglas Fabrício, Secretário de Esportes e Turismo do Paraná
O Presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana recebendo a homenagem de Douglas Fabrício, Secretário de Esportes e Turismo do Paraná

A ABRAJET-PR – Associação dos Jornalistas de Turismo do Paraná e a Paraná Turismo homenagearam algumas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Paraná com o tradicional Troféu Cataratas, que neste ano ganha a assinatura “Centenário Paranaense do Turismo”. Foram premiados o ex-governador Paulo Pimentel, que criou a Paranatur em 1969; o presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana; o ex-governador e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner; e a jornalista Rosy de Sá Cardoso, fundadora e editora do primeiro caderno de turismo do Estado. As obras de arte únicas foram criadas sob encomendas pelo escultor paranaense Luiz Antônio Gagliastari.

A neta de Frederico Engel, pioneiro no setor e que hospedou Santo Dumont, em 1916, recebendo a homenagem do Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenez
A neta de Frederico Engel, pioneiro no setor e que hospedou Santo Dumont, em 1916, recebendo a homenagem do Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenez

Em memória, foi homenageado o hoteleiro de Foz do Iguaçu, Frederico Engel, pioneiro no setor e que hospedou Santo Dumont, em 1916, quando ele esteve em Foz lutando pela criação do Parque Nacional do Iguaçu. O gesto marcou o início do Turismo no Estado. Também foi homenageado Sérgio Miguel, pela memória do Turismo do Paraná.

As homenagens entregues
As homenagens entregues

Novidades do setor

Esta 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas que começa oficialmente as 14h00 de amanhã e termina nesta próxima sexta feira, terá muitas novidades como: o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, o 1º Salão do Vinho Argentino e o Hackatour Cataratas, uma maratona de programação de software para o desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionadas ao turismo.

Haverá a presença de 207 expositores em 600 estandes apresentando uma série de produtos e serviços entre eles, vários destinos e atrativos dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Vários países como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru também estarão representados na Feira, que contará com uma grande variedade de segmentos como: a rede hoteleira, resorts, spas, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, instituições, parques aquáticos e temáticos, destinos termais, destinos religiosos. Somado a isto, estarão expondo operadoras de turismo, gastronomia, vinícolas, atrativos turísticos, receptivos, turismo rural, produtos sustentáveis e negócios.

A reportagem da Revista Hotéis viaja à Foz do Iguaçu a convite da organização do FIT Cataratas e se hospeda no hotel Recanto Cataratas.

Confira na galeria de imagens alguns dos momentos da abertura da 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas.

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image